Geociências (Geoquímica)

Pesquisador

Barbara Franz

Possui doutorado em Planejamento Ambiental (UFRJ, 2011), mestrado em Geociências (UFF, 2004), especialização em Gestão Pública (AVM/UCAM, 2010), graduação em Oceanologia (FURG, 2002) e em Química Licenciatura (UNIVERSO,2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de ciências ambientais, atuando nos temas: gestão de resíduos sólidos, gestão de desastres naturais e gerenciamento costeiro.

Wilson Thadeu Valle Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2004). É Professor Associado de nível II do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense, no qual é docente do quadro permanente desde 2010. É Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ e bolsista de produtividade pelo CNPq (PQ 1D). Ocupou o cargo de chefe do Departamento de Geoquímica no período de 04/2016 a 03/2018.

Marcelo Corrêa Bernardes

Professor Associado do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), membro do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) e coordenador do Laboratório de Geoquímica Orgânica. Tem experiência na área da Ecologia com ênfase em Ecossistemas Aquáticos. Atua principalmente sobre a biogeoquímica de compostos orgânicos e contaminantes relacionados a alterações e impactos ambientais.

Eluzir Pedrazzi Chacon

Possui graduação em Licenciatura em Química (1985), em Bacharelado em Química (1985) e em Química Industrial (1987) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Geociências (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, exercendo suas atividades didático-pedagógicas no Departamento de Química Inorgânica, na Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (Mestrado Profissional) e no Centro de Divulgação de Ciências da UFF - Casa da Descoberta.

Sandra Fernandes de Andrade

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (2003) e mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente faz parte do corpo de professores da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes - do curso de Geografia.

Rut Amelia Díaz Ramos

Professor Adjunto do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Geoquímica - Universidad Central de Venezuela (2008). Mestrado em Geoquímica Ambiental (2012). Doutorado em Geoquímica Ambiental (2016). Revalidação de Diploma de Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Rose Mary Latini

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino.

Emmanoel Vieira da Silva-Filho

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e pós doutorado em hidrogeoquímica pela Universitè D'Avignon-França. Professor Titular na Universidade Federal Fluminense. Professor Visitante na FSU_EUA em 2019. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense de 2016 a 2021.

Kenny Tanizaki-Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado e doutorado em Geoquímica Ambiental ("Metais pesados em manguezal" - mestrado - 1994; "Estoque de carbono em florestas de Mata Atlântica" - 2000) ambos no Programa de Pós Graduação em Geoquímica Ambiental/UFF. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Luciane Silva Moreira

possui bacharelado (2006) e licenciatura (2005) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense e mestrado e doutorado em geoquímica ambiental pela mesma universidade. Atualmente é professora do departamento de geoquímica da UFF, atuando principalmente nos seguintes temas: várzeas, Amazônia, ciclo do carbono, mudanças paleoclimáticas.

Maria Bernadete Pinto dos Santos

Possui graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997).Em 1999, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Oklahoma (EUA). Em 2001, coordenou o Acordo de Cooperação, celebrado entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade de Oklahoma. Foi chefe do departamento de Físico-Química nos períodos de 2002 a 2004 e 2004 a 2006.

Elisamara Sabadini Santos

Graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestre (2001) e Doutora em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geoquímica. Experiência nas áreas de Oceanografia Química e Geoquímica Ambiental, com ênfase em processos biogeoquímicos e geomicrobiológicos.

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

Nascido em Niterói no ano de 1958. Possui doutorado em Geociências - Université de Nice Sophia-Antipolis/Nice (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ (1991), especialização em Oceanografia Química pela UFF e Bacharelado em Biologia Marinha pelas Faculdades Maria Thereza/RJ (1983). Trabalhou nas Faculdades Marinha Thereza/RJ e Universidade Estadual do Rio de Janeiro ? FFP/SG. É Professor Associado do Departamento de Biologia Marinha do Instituto de Biologia da UFF.

Carlos Augusto Ramos e Silva

Possui Graduação em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biologia Marinha (1983) pela Faculdade Maria Thereza (1983), Especialização em Oceanografia Química (1985) e Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1988), Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Pós-Doutorado em Oceanografia Química no Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami-EUA (1999). Atuou como Professor efetivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992-2009).

Subscrever Geociências (Geoquímica)