Planejamento Urbano e Regional

Pesquisador

Raquel Giffoni Pinto

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ (2010). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ (2007).

Timo Bartholl

Timo Bartholl é formado em "Geografia dos Países em Desenvolvimento com Foco na América Latina" pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, Alemanha (2006). Durante o estudo, em 2002/2003, cursou disciplinas da graduação na Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com bolsa de intercâmbio do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Entre 2003 e 2006 atuou no contexto de Fóruns Sociais Mundiais, Regionais e Locais e realizou sua pesquisa de mestrado ao participar do processo organizador do V.

Ana Cabral Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, setor de Psicologia Social, da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFF). Psicóloga, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Estudos da Subjetividade (Política e Exclusão Social) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leonardo Marques de Mesentier

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1983). Ingressou na carreira de Preservação Patrimonial, entrando para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1984, onde exerceu as funções de Coordenador de Projetos Especiais e Coordenador de Estudos e Pesquisas. Concluiu o mestrado (1992) e o doutorado (2001) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR -UFRJ) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor (DE) da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Glauco Bienenstein

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1977). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Economia pela UNICAMP, São Paulo (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

Javier Walter Ghibaudi

Professor Associado da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001).

Érica Tavares da Silva Rocha

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF Campos) e do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ).

Elis de Araújo Miranda

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Realizou estágio pós-doc no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) como bolsista CAPES. (2026/2017). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense (Graduação em Geografia e Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas).

Hernan Armando Mamani

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia - Programa de Pós-graduação em Sociologia (1996) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Sociologia do trabalho, Sociologia urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia informal, desenvolvimento urbano, circulação urbana e regional.

Tatiana Dahmer Pereira

Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional - PPGSSDR-UFF. Docente associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF). 
Doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e graduada em serviço social pela ESS/UFRJ.

João Luiz Pereira Domingues

Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2004), Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Curso de Graduação em Produção Cultural. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, da mesma universidade.

Subscrever Planejamento Urbano e Regional