Design

Pesquisador

Maíra Gonçalves Lacerda

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela CAPES (2018), e mestre em Design pela mesma instituição, com bolsa pelo CNPq (2013). Realizou pesquisa de Pós-doutoramento na PUC-Rio, com bolsa pelo CNPq (2019), que incluiu estágio no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro ? Portugal. Ganhadora do Prêmio CTCH de Teses da PUC-Rio (2019), teve o trabalho também selecionado para o 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018). Possui graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual pela PUC-Rio (2008).

Gabriel Filipe Santiago Cruz

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) com Mestrado em Design (PUC-Rio 2013), especialização em Cinema de Animação (PUC-Rio, 2005) e graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Comunicação Visual (PUC-Rio, 2003). Membro do corpo editorial da revista acadêmica Intersítcios sobre arte sequêncial.

Adriano Bernardo Renzi

Doutor em Design (DSc.) pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2016), na linha de pesquisa Design e Tecnologia. Possui mestrado em Design MSc. pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2010), graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e em Ilustração pela University of the Arts (2000), Filadelfia, Pennsylvania.

Renata Vilanova Lima

Doutora em Design PUC-Rio. Professora Adjunto Desenho Industrial UFF. Chefe de Departamento de Desenho Técnico da Escola de Engenharia UFF. Publica capítulos de livros e artigos relacionados à Design, Metodologia de Projeto, Educação, Biomimética, Inclusão e Diversidade Sociocultural. Participa de ações sociais através de projetos de extensão que visam promover valorização e capacitação de comunidades do entorno da UFF.

Giuseppe Amado de Oliveira

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pelo Centro Universitário da Cidade (2002), mestrado em Design (2004) e doutorado em Design (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atualmente é professor adjunto na Escola de Engenharia - Departamento de Desenho Técnico na Universidade Federal Fluminense - UFF e lidera o Grupo de Pesquisa NIDIA - Núcleo de Investigação em Desenho Industrial e Afins.

Daniel Moreira de Sousa Pinna

possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj, 2002) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Professor adjunto II do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (regime 20h/semana, Bacharelado e Licenciatura em Cinema e Audiovisual) e de diversos cursos de pós-graduação e de extensão em Design e Animação. Curador de mostras de Cinema de Animação brasileiro. Foi coordenador da Produtora Modelo do Centro Universitário da Cidade (2006-2008).

Subscrever Design