Análise do Discurso

Publicação

Pesquisador

Silmara Cristina Dela da Silva

Professora Associada da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e presidenta da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui graduação em Comunicação Social ? Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008).

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007).

Eduardo Henrique Passos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Ericson Telles Saint Clair

Ericson Dokan Saint Clair é Professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) e do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Mestre em Comunicação pela UFF. Suas pesquisas enfatizam as relações entre ética, cultura, corpo e subjetividade. É autor de "Gabriel Tarde e a Comunicação: por um contágio da diferença" (Multifoco, 2012) e "Para além de Black Mirror: estilhaços distópicos do presente", com Maria Cristina Franco Ferraz (N-1, 2020).

Mariana Baltar Freire

Doutora em Comunicação pela UFF (2007), professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF onde desenvolve temas vinculados à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea. É professora do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual) da UFF.

Phellipe Marcel da Silva Esteves

Possui bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Candido Mendes (2008), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2014) e residência em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional (2014-2016). Atualmente é professor adjunto da UFF, além de exercer os ofícios de edição e tradução.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010. Graduação em Letras (Licenciatura em Português-Francês, UFRJ, 1987), Especialização em língua e literatura francesa (UFRJ , 1989), Mestrado em Letras (UERJ, 2002, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra). Doutorado em Letras (PUC-Rio 2006, orientada pelo Profº Jürgen Heye). Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006, sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet).

Talita de Assis Barreto

Talita de Assis Barreto é Doutora em Letras (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e tradutora. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos da Tradução na Universitat Autònoma de Barcelona, em 2015. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Na UERJ, é Supervisora de Espanhol no Escritório Modelo de Tradução do Instituto de Letras (ESCRTRAD) desde 2011.

Isa Costa

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), na área de confluência Ciências, Sociedade e Educação. Mestre em Física, área de Física Nuclear Teórica, pela Universidade Federal Fluminense (1989). Professor Associado 3 no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE), concursada desde 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. É bolsista 1C do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) em dois períodos.

Vanise Gomes de Medeiros

Vanise Medeiros: Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF).

Guilherme Nery Atem

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1995); especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (1997); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Letras / Lingüística pela UERJ (2009); doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Letras / Linguística pela UERJ (2013-2014). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense (IACS / Deptº Comunicação Social).

Subscrever Análise do Discurso