Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador

Lucas Benini

Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (bolsa CNPq) com período sanduíche no IWF (Institut für Werkzeugmaschinen und Fabrikbetrieb) da Technische Universität Berlin TUBerlin. Possui mestrado sanduíche em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (bolsa CAPES) em parceria com a Technische Universität Berlin TUBerlin, inserido no programa CAPES/FINEP/CNPq/DFG - BRAGECRIM (Brazilian German Collaborative Research Initiative in Manufacturing Technology).

Fernando Luís Coelho Antunes

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalhou no Ministério da Justiça e em outros órgãos do governo federal. Atuou como consultor no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) de 2009 a 2018.

Adriana de Abreu Corrêa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Concluiu o mestrado em Biotecnologia (Area de concentração Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado (2010) por este mesmo programa de pós graduação, ambos desenvolvidos no Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia desta universidade. No ano de 2009 atuou no Laboratório de Vírus Contaminantes de Águas e Alimentos, da Universidade de Barcelona, Espanha, no desenvolvimento de estágio de Doutorando no Exterior (CAPES/PDEE).

Vanessa do Nascimento

VANESSA DO NASCIMENTO. Mãe do Arthur e do Lucca, gêmeos de 3 anos. Formada em química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestre (2011) e Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na UNIPG, Itália (2015). Realizou seu estágio pós-doutoral, sob orientação do Prof. Dr. Faruk Nome, também na UFSC. Desde 2016, é Professora Adjunta do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense onde lidera o grupo de pesquisa que fundou: o SupraSelen (Laboratório SupraSelen).

Pablo Pandolfo

Graduação em Farmácia (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2007) e doutorado (2010) pelo Programa de Farmacologia da UFSC. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Neurociências de Coimbra, Portugal. Pós-doutorado (2012) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruno Ramos

Possui graduação em Letras Libras (2011) e mestrado em Estudos da Tradução com pesquisa em O USO DE TRANSFERÊNCIAS EM NARRATIVAS PRODUZIDAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. Atuou no filme, curta metragem: O Caso LIBRAS com um elenco de atores ouvintes famosos, atuou em várias peças teatrais e inclusive participou Festival Clin d Oei (Encontro Internacional Pluridisciplinar em Artes de Surdos) em Reims, França em julho de 2013.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa “Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)”. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Marcia do Rocio Santos

Professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Curitiba/PR (1998), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi bolsista IC-CNPq, CAPES e CNPq, respectivamente. Seu enfoque investigativo sobre as transformações do trabalho no âmbito da educação pública contemplou como resultados a sua dissertação de mestrado sobre a luta sindical no Paraná e a sua tese de doutorado sobre a mercantilização e a intensificação do trabalho docente no ensino superior.

Marcus Fabiano Gonçalves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio doutoral realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). Conclui atualmente Doutorado em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS - Paris.

Maria do Socorro Bezerra de Lima

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes.

Wanise Cabral Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014)

Marcial Alécio Garcia Suarez

Marcial Alécio Garcia Suarez é Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ e Professor Associado II do Departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense. Research Fellow (2006/2007) do International Security Program / Harvard University, John F. Kennedy School of Government, Estados Unidos. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Curso de Mestrado / Doutorado). Coordenador do Grupo de Análise em Política Internacional.

Wilton Bisi Leonel

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na linha de pesquisa Teoria do Direito, Sociologia do Direito e Filosofia do Direito e doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória.

Vanessa Lopes Lourenço Hanes

Mestre em Estudos da Tradução (2011) e Doutora em Estudos da Tradução (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de estágio doutoral na Universidade da Antuérpia, Bélgica. Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense. Atua na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Ensino de Língua Inglesa e Estudos da Tradução. Pesquisa questões relacionadas com a tradução de representações do discurso oral da língua inglesa para o português brasileiro.

Mauricio Lanznaster

Mauricio Lanznaster é Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Wayne State University, Michigan - USA (2003-2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFF. Tem experiência na Síntese e Estudos de Compostos de Coordenação de Metais de Transição, com ênfase em Química Inorgânica Medicinal.

Carlos Magno Spricigo Venerio

Doutor e mestre em Direito pelo PPGD-UFSC. Realizando atualmente estágio pós-doutoral no PPGD-UnB. Bacharel em Direito (UNISUL). Professor Associado do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico do Ministério da Educação. Pesquisador em Teoria e Filosofia do Direito.

Fabio Stallivieri

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Assessor da Diretoria da EMBRAPII e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da dinâmica produtiva e inovativa das firmas, prospecção tecnológica, políticas de inovação e gestão de políticas públicas.

Luciano Bertini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1995), mestrado em Engenharia Elétrica na área de Controle, Automação e Microinformática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2009), na área de Sistemas Paralelos e Distribuídos, com um ano de pesquisas realizado na Universidade de Pittsburgh, EUA, no laboratório PARTS (Power-Aware Real-Time Systems). Foi professor de Introdução à Computação e Circuitos Eletro-Eletrônicos na UFRJ, campus de Macaé (temporário 20h nível Adjunto).

Fábio Grandis Lepri

Possui Graduação em Química - Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) (Conceito 7 na CAPES), com período Sandwich na Delft University of Technology, em Delft na Holanda (2008). Atualmente é Professor Adjunto III no Departamento de Química Analítica na Universidade Federal Fluminense.

Rogerio Dultra dos Santos

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (2006).

Valter Martins

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Autônoma de Barcelona; mestre e bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do Departamento de Serviço Social de Campos e do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social, da Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, trabalho e proteção social (GETRAPS).

Fabio da Silva Miranda

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2002). Mestrado em Físico-Química pela mesma instituição (2004). Doutorado em Química Inorgânica pela UFSC (2008), onde desenvolveu novos ligantes estendidos derivados da 1,10-fenantrolina. Pós-doutorado no "Departamento de Química da University of California, Irvine - UCI, CA, USA" (Mar/2008-Jul/2009). Tendo desenvolvido novos complexos do tipo [Ru(II)bpy2L]2+ e compostos boronados.

Aquino Lauri de Espíndola

possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2006) e pós-doutorado pela USP de Ribeirão Preto. Desde 2010 é Professor Adjunto II no Departamento de Física do Insituto de Ciências Exatas - ICEx da UFF em Volta Redonda/RJ.

Vladimir de Carvalho Luz

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor do magistério Superior na Universidade Federal Fluminense, Adjunto 3, classe C. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social (UFF) e Chefe do Departamento de Segurança Pública do InEAC (UFF).

Susana Cesco

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora Recém-doutora (bolsista PRODOC/CAPES) no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ no período 2010 à 2013.

Quintino Lopes Castro Tavares

Professor assistente da Universidade Federal Fluminense, Doutor em Direito pela FND/UFRJ, graduado e mestre em Direito pela UFSC. Tem experiência forense e no magistério superior, com ênfase em Direito Processual e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica Jurídica, Direito Processual,, hermenêutica, constitucional e semiótica textual (aplicada ao Direito).

Subscrever Universidade Federal de Santa Catarina