urbanismo

Pesquisador

Pierre Georges Gabriel Crapez

Possui graduação em Arquitetura - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1983), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (1999), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2015) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professor - United Nations Organization e professor da Universidade Federal Fluminense.

Glauco Bienenstein

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1977). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Economia pela UNICAMP, São Paulo (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Professor Titular da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ (1983), cursou mestrado em Urbanismo no PROURB FAU-UFRJ (1999) e doutorado em Urbanismo pelo PROURB FAU-UFRJ (2007). Foi sócio fundador do escritório Archi 5 arquitetos associados, atuando em projetos urbanos e arquitetônicos, dentre os quais destaca-se; HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ, RIO CIDADE DE VILA ISABEL, FAVELA BAIRRO PARQUE ROYAL, FAVELA BAIRRO COMPLEXO DO SAPÊ, CENTRO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO, PARQUE VALE DOS CONTOS EM OURO PRETO MG.

Eloisa Carvalho de Araujo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Especialização em Land Management and Land Development Studies pelo Institute for Housing and Urban Development Studies, Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR) - Holanda (1991), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006) e Estágio pós-doutoral, no mesmo programa, em 2019.

Isabel Cristina Eiras de Oliveira

Arquiteta Urbanista.
Docente no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro, Brasil desde 1991. Doutorado (2004) e Mestrado (1992) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Administração Municipal na Escola Nacional de Serviços Urbanos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal ? ENSUR/IBAM (1982) e aperfeiçoamento em Educação a Distância ? Desenvolvimento de EAD on line, Programa Interlegis - Secretaria Especial de Informática, Senado Federal em 2002.

Sergio Rodrigues Bahia

Possui licenciatura em Construção Civil pela Faculdade de Formação de Professores Bethencourt da Silva - FABES (1985); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985); mestrado em Environmental Pollution Control - University of Leeds (1995); doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU-UFRJ (2011). Tem experiência técnica e acadêmica em projetos de planejamento e desenvolvimento urbano, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e gestão do patrimônio.

Rossana Brandão Tavares

Professora Dra. Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense EAU/UFF e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/UFF. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela EAU/UFF (2003), especialização e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2004 e 2007) e doutorado em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ (2015). Tem experiência profissional e docente nos temas de habitação, saneamento ambiental, gênero, planejamento e legislação urbana.

Subscrever urbanismo