Sociologia

Pesquisador

Danilo Sales do Nascimento França

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do AFRO-CEBRAP (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2017), com período sanduíche na Brown University (EUA). Fez pós-doutorado no NEPO-Unicamp (Núcleo de Estudos de População ?Elza Berquó?

Paulo Henrique Sette Ferreira Pires Granafei

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005), doutorado incompleto pelo IUPERJ, agora o IESP da UERJ, concluído neste em 2012. Foi professor visitante da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) de 2011 a 2013. Desde 2014 é professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Raquel Guilherme de Lima

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, mestre em Sociologia pelo antigo IUPERJ e graduada em Ciências Sociais pela UFMG. Atualmente, é professora do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Já atuou como consultora e colaboradora das seguintes instituições: Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Iser, ONU-Habitat, Centro de Estudos e Memória da Juventude CEMJ e CAed ? UFJF.

Aline Marinho Lopes

Pós-Doutoranda da FAPERJ junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ (2001), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Sociologia pela UFRJ (2012). Realizou em 2009 estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais- Licenciatura(2020-2021).

Marildo José Nercolini

Marildo J. Nercolini.
Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: ?A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.?

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Klarissa Almeida Silva Platero

Professora de Magistério Superior (Adjunto, 40h DE). Universidade Federal Fluminense. Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Departamento de Segurança Pública (DSP).

Palloma Valle Menezes

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, Palloma Valle Menezes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Rosana da Camara Teixeira

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Licenciada (1988) e Bacharel (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre (1998) e Doutora (2004) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional-UFRJ, 2016). Dissertação de mestrado agraciada em 1999 com o Prêmio Carioca de Monografia pela Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF).

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ .Sou professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente e pesquisadora no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Tenho como áreas de interesse o pensamento social brasileiro, a sociologia dos intelectuais e da cultura, e a teoria sociológica.

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: Reforma do Ensino Médio, trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho.

Julio Cesar de Souza Tavares

Professor Titular do Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Associado do PACC - Programa Avançado em Cultura Contemporânea.
Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984), Doutor em Antropologia - University of Texas at Austin (1998) e pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001).

Daniel Veloso Hirata

Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (GSO-UFF), do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS/UFF) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). 

Coordenador do Núcleo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI-UFF).

Pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).

Verônica Toste Daflon

Verônica é professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma instituição. É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj) e mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Foi bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, IFCS-UFRJ) e foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS).

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

Cleber Junior Silva de Andrade

Professor-Assistente I (efetivo) da Universidade Federal Fluminense, Polo Universit'ario de Campos dos Goytacazes: UFF-PUCG: Departamento de Ci^encias Sociais; Área: Ciência Política; Curso: Ciências Sociais. Ministra, atualmente, as disciplinas obrigatórias de Teoria Política I e II, além de optativas na área de filosofia política do Renascimento e Relações Internacionais.

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na Ecole des Hautes etudes en Sciences Sociales . Atualmente, realiza um pós-doutorado no Centre d'Etudes des Mouvements Sociaux da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. E professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Subscrever Sociologia