Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Pesquisador

Rafael Santos Erbisti

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2012), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e Doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Estatística da mesma instituição. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: inferência Bayesiana, modelos espaciais multivariados, modelos dinâmicos e bioestatística.

Felipe Guimarães Tavares

Doutor e mestre pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva da EEAAC/UFF. Pesquisador de temas de saúde pública e saúde indígena. Membro do GT de Saúde dos Povos Indígenas da ABRASCO.

Ana Paula Barbosa Sobral

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com doutorado sanduíche na Université de Liège (Bélgica). Tem experiência nas áreas de Engenharia e Saúde, com ênfase em Método de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem estatística, séries temporais, machine learning, controle estatístico de processo e lean healthcare.

Adrian Heringer Pizzinga

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) em 2000. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Modelos Estatísticos) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2004, e o Doutorado na mesma área e na mesma instituição em 2008. É Professor Associado II do Instituto de Matemática e de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Rodrigo de Moraes

José Rodrigo de Moraes formou-se em Estatística (bacharelado), em 1999, pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e obteve Licenciatura Plena em Estatística pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Universidade Cândido Mendes. Em 2000, iniciou sua vida acadêmica como Professor Substituto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo também atuado como Professor de Estatística na Academia de Bombeiro Militar D.

Favio Akiyoshi Toda

Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestrado em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Bacharelado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Atualmente é professor do quadro da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de graduação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) e do Mestrado Acadêmico da Faculdade de Administração (PPGAD/ UFF), e professor convidado do quadro de professores permanente do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( MPGE/ UFRRJ).

Marcela Cohen Martelotte

Marcela Cohen Martelotte é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense; possui graduação em Estatística; mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE / FGV) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua pesquisa foi publicada em revistas científicas como Science and Public Policy, IEEE Transactions on Multimedia e Journal of Official Statistics.

Marcia Marques de Carvalho

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior e ações afirmativas, demografia e indicadores sociais.

Marco Aurelio dos Santos Sanfins

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatística (1989) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de valores extremos, cópulas, mercado de opções, mercado de capitais, estratégias long-short e modelagem de Séries Temporais. Desenvolveu alguns softwares na linguagem R-project com aplicações voltadas para o Mercado Financeiro.

Subscrever Escola Nacional de Ciências Estatísticas