Ciências Contábeis

Pesquisador

Fernando Freire Bloise

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio (2002) e doutorado em Educação pela Universidad de la Empresa (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças. Tem experiência em Administração, na área de recursos humanos e estruturas universitárias.

Mateus Rocha Menezes

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEPCON/FACE/UFMG (2014) . Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes (2011), tendo sido premiado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) como melhor aluno do curso. Atualmente, é Professor Adjunto I da Faculdade Novos Horizontes e Professor Assistente III do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Julio Candido de Meirelles Junior

Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Programa Binacional Brasil e Argentina, com ênfase em Políticas Públicas Comparadas no Mercosul, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Clemente Gonzaga Leite

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Especialista em Administração pela FGV ((1999). Especialista em Docência Superior pela FABES (1995). Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970).

Paulo Roberto de Sant'Anna

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas Simonsen (1983), graduação em Administração - Faculdades Integradas Simonsen (2008), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio (2000), Mestrado em Sistema de Gestão- UFF (2011) , Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense-2016, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, Fez parte da Comissão Própria de Avaliação -CPA 2004/2020 da Unigranri

Roberto de Araujo Vieira

Possui graduação em CIENCIAS CONTABEIS pela FACULDADE DE CIENCIAS POLITICAS ECONOMICAS DO R. DE JANEIRO(CANDIDO MENDES) (1995), graduação em DIREITO pela Universidade Veiga de Almeida (2000) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), além de Pós Graduações em Gestão de Politicas de Segurança Pública (ANP - 2008) e em Planejamento, Implementação e Gestão na Educação a DIstancia (UFF - 2012/2013).

Paulo Roberto da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1988), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações, pela Universidade Técnica de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Cesar Frederico dos Santos Von Dollinger

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em em Ciências Empresariais. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo José Seixas Pinto

Doutor, Mestre e Graduado em Ciências Contábeis. Professor Adjunto III na UFF ministrando disciplinas na graduação e pós graduação Lato Senso na área contábil e tributária. Atuou como professor convidado no Mestrado Stricto Senso em Ciências Contábeis da UERJ, ministrando a disciplina de Planejamento Tributário. Líder do Grupo de Pesquisa em Informação Contábil e Tributária(CNPq). Editor-chefe da Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea da UFF.

Carlos Eduardo Inacio Ribeiro

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV/RJ. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já lecionou em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em várias instituições. Já atuou como secretário e subsecretário de Controle Interno e de Administração em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Isabel Cabral

Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense no ICHS em Volta Redonda. Foi gerente técnica da Banerj Seguros. Possui experiência na área de Administração e Ciências Contábeis. Leciona as disciplinas de Contabilidade Internacional, Teoria da Contabilidade.

Aline Moura Costa da Silva

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005). Atuou como assistente de pesquisa na área contábil na Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ(2006-2007). É professora adjunta da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (servidora da instituição desde 2010).

Maycon Peter da Rosa

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista na área de Contabilidade e Auditoria (Lato Sensu) e MBA em Gestão de Negócios, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jonathas Coelho Queiroz da Silva

Professor Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF) Com atuação na área de Contabilidade Tributária. Doutorando pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Fui Professor Substituto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui graduação em Ciências Contábeis (2007), Especialização em Auditoria Tributária (2011) e mestrado em Ciências Contábeis (2015) todos os cursos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 16 anos de experiência na área Tributária, financeira, contábil e administrativa.

Mariana Pereira Bonfim

Doutora em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCONT) pela Universidade de Brasília - UnB (2018); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011); Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (Volta Redonda); Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Auditoria (PGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade da Universidade F

José Paulo Cosenza

Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza/Espanha (título revalidado pela FEA/USP, na área de Controladoria e Contabilidade). Tem mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (UERJ) e MBA PDG Exec (IBMEC). É bacharel em Ciências Contábeis (UERJ) e em Administração de Empresas (UFF). Possui pós-graduação em Contabilidade (FGV-RJ) e, também, vários cursos de aperfeiçoamento e especialização nas áreas contábil e financeira.

Melissa Christina Corrêa de Moraes

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Roberto Pires Soares Junior

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2010), com ênfase em Controladoria no Setor de Petróleo e Gás; Doutorando do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Pública de Blumenau - PPGCC / FURB. Foi professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2008 a 2010.

Manoel Severino de Jesus

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005).

Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense (2015), com doutorado em Sistema de Gestão Sustentável pela LATEC/UFF (2017/atual), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), pós graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atuou como contadora no CEFET-RJ (2009-2015), onde ocupou o cargo de subgerente de Gestão Contábil e Financeira (2010-2015).

Anderson Nunes Fraga

Mestrado em Ciências Contábeis, Especialização em Gestão Tributária, graduação em Ciências Contábeis. Professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, polo de Volta Redonda. Pesquisador do Grupo de Pesquisa ARCONTE - Análise de Risco e Controladoria Estratégica

Francisco de Paula Gomes Neto

Atualmente (Fev/2015), Professor Adjunto III (DE), no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e Coordenador "pró-tempore" do curso.
Doutorando, em fase de elaboração de tese, em Ciências da Educação pela Facultad d Humanidades y Artes, de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).

Mauro Silva Florentino

Doutorando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México - (UNINI-MX); Mestre em Ciências Contábeis - UERJ; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio; Professor Adjunto, do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM da Universidade Federal Fluminense em Macaé, Estado do Rio de Janeiro; de 2011 a 2013 atuei como Chefe do Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé - MAC; de 2013 a 2016, atuei como Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM; de outubro de 2017 até outubro de 2019 atuei como Chefe do Departamen

Dário Bezerra de Andrade

Doutorando no PPGCCA - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração na Fundação Universidade Regional de Blumenau - DINTER FURB/UFF; Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (PIGEAD) - UFF. Especialista em Gerência Financeira pela Unigranrio. Bacharel em Ciências Contábeis pela Unigranrio.

Alexandre Cunha Gomes

Doutor em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), MBA no Curso de Formação de Consultores com Habilitação em Finanças pela Faculdade Ideal em convênio com a Estratego - Centro de Educação Corporativa (2009) e Graduado Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2004). Professor do curso de Ciências contáveis da Universidade Federal Fluminense.

João Antônio Salvador de Souza

Possuo Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano de obtenção 2020, Mestrado em Ciência Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ano de obtenção 2014, e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (FACCACI), ano de obtenção 2009. Atualmente sou professor Adjunto I e Chefe do Departamento de Contabilidade MCT/ICM (2021-2023) da Universidade Federal Fluminense - UFF - Campus Macaé. Também sou Coordenador de disciplina da CEDERJ.

Márcio Marvila Pimenta

Professor efetivo da Universidade Federal Fluminense - UFF/ICM. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013-2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006-2011). Experiência em auditoria nas empresas Deloitte, BDO e KPMG. Interesse de pesquisa na área de mercado financeiro com ênfase na discricionariedade contábil fornecida às empresas.

Miriam Assunção de Souza Lepsch

Doutora em Ciências Empresariais (UMSA-AR), especialista em Gestão pela Qualidade- com ênfase na Área Pública - Universidade Federal Fluminense(UFF), bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da UFF- Departamento de Ciências Atuariais e Finanças, ministra as disciplinas de Contabilidade Pública e Contabilidade de Instituições de Previdência.

Vanuza da Silva Figueiredo

Doutoranda em Ciências Contábeis - Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ(2013), Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense (2015) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2005). Participante do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade. Professora assistente da Universidade Federal Fluminense, Tutora no curso de pós graduação Lato Sensu Gestão Pública Municipal _UFF.

Erica Jann Velozo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense, regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Jorge Vieira da Costa Junior

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela UFRJ (1993), Mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ (2001) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (eleita a melhor Tese de 2008). Foi aluno do Prof. Natan Szuster na Graduação e no Mestrado. Foi auditor independente em uma das big 4 (EY). Foi pesquisador da Fipecafi nos anos de 2006-2007. No ano de 2008, assessorou o então Diretor da CVM Eliseu Martins no processo de convergência das IFRSs no Brasil. É Prof. Adjunto da Graduação em Ciências Contábeis da UFF. Foi Prof.

Subscrever Ciências Contábeis