Literatura comparada

Pesquisador

Julio Cesar Machado de Paula

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português pela Universidade de São Paulo, universidade em que obteve o Mestrado com dissertação sobre Manuel Bandeira e a poesia cabo-verdiana. Doutorado em Letras: Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com projeto sobre Guimarães Rosa e José Luandino Vieira.

Leonardo Caravana Guelman

Professor, escritor e pesquisador em arte e cultura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Idealizador e coordenador do Projeto Rio com Gentileza que promoveu duas ações de restauração (em 2000 e em 2010) da obra mural do Profeta Gentileza no Rio de Janeiro.

Johannes Kretschmer

É professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (Setor de Alemão.) Mestrado em Letras Românicas e Germânicas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários, tradução, literatura alemã, teoria da literatura. Presidente da Associação brasileira de estudos germanísticos (2018-2021)

Subscrever Literatura comparada