Letras (Letras Clássicas)

Pesquisador

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Greice Ferreira Drumond Holzweber

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thaíse Pereira Bastos Silva Pio

Professora de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense.

Coordena o grupo de Pesquisa/CNPq: "O texto latino: abordagens linguísticas, históricas e literárias."

Colíder do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA / UFF).

Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Licenciada em Letras (Português - Latim) pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ - 2006 / 2007).

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Greice Ferreira Drumond

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.

Glória Braga Onelley

Possui graduação em Português-Grego (Bacharelado - 1981; Licenciatura - 1982) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Letras Clássicas pela mesma Universidade. Bolsista da CAPES (doutorado sanduíche - 1995 -1996), na Universidade de Coimbra. No doutorado, teve como orientadoras as professoras doutoras Nely Maria Pessanha (UFRJ) e Maria Helena da Rocha Pereira (Instituto de Letras da Universidade de Coimbra). Professora aposentada (a pedido) da Faculdade de Letras da UFRJ, onde atuou na graduação e na pós-graduação em língua e literatura grega.

Ceila Maria Ferreira Batista

Possui graduação em Português-Latim pela Faculdade de Letras da UFRJ (2000); graduação em Português-Literaturas também pela Faculdade de Letras da UFRJ (1988); mestrado em Linguística-Filologia Românica pela UFRJ (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela FFLCH-USP (2002). No doutorado, fez pesquisas na Biblioteca Nacional de Portugal e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo sob a orientação de Ivo Castro. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Ferreira Kaltner

Possui graduação em Letras: Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado (2007) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio de pós-doutorado em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor associado 3 (classe d) de Língua e Literatura Latinas da Universidade Federal Fluminense e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF.

Matildes Demetrio dos Santos

Pós-Doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III / França (2014). Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1992). Mestrado em Letras Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (1982) Graduação em Letras - Português-Literaturas (UFRJ - 1973). Graduação em Letras- Português-Inglês (UFRJ- 1978). Foi professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV- 1992-1998). Desde 2002, é professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Renata Cazarini de Freitas

Professora adjunta de língua e literatura latina na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Doutora (2019) e mestre (2015) em Letras Clássicas pela USP com pesquisa sobre teatro antigo latino e recepção contemporânea. Especialista em Estudos Clássicos pela UnB com pesquisa sobre placas de maldição latinas (tabellae defixionum).

Subscrever Letras (Letras Clássicas)