Meio Ambiente

Pesquisador

Sara Silveira Vieira

Licenciada em Química e doutora em Ciências - Agroquímica (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de Lavras, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de Físico-Química Inorgânica e Química Ambiental. Durante o mestrado e o doutorado trabalhou com Zeólitas ácidas modificadas como catalisadores heterogêneos aplicadas em reações de esterificação para a produção de Biodiesel, isomerização e craqueamento de moléculas modelos. Realizou um período de estágio sanduíche, durante o doutorado, no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Monique dos Santos Barreto

Bacharelado em Ciências Econômicas (UFF/2008), Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2011), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2017) e Especialização em Gestão Financeira e Controladoria (UESA/2021). Atualmente atua como Professora Assistente na UFF, (CEC).

Pedro Curvello Saavedra Avzaradel

É Pós-doutor em Direito Ambiental pela Universidade Paris I (2017) como parte do Programa CAPES/COFECUB tendo como instituição de fomento a CAPES. Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2012), Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

Isaque Milton Silva Moura

Possui em licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professor do Ens. Básico Técnico. e Tecnológico da Universidade Federal Fluminense desde 1997. Lecionou no curso de licenciatura em Química do ICEx-PUVR/UFF as disciplinas de Introdução à Química, Química do Cotidiano, História da Química, Educação Política e Meio Ambiente no período de 2011 a 2014.

Samuel Alex Coelho Campos

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes na área de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia. Professor do programa de mestrado profissional em Rede Nacional para Núcleos de Inovação Tecnológica - PROFINIT. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo/ Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena

Lígia Graciete Soares da Silva

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. É professora da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Atuação em projetos de extensão em gestão social e economia solidária, políticas públicas e geração de trabalho e renda.

Aurélio Lamare Soares Murta

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008), Pós-doutorado em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPE/COPPE/UFRJ.

Sergio Rodrigues Bahia

Possui licenciatura em Construção Civil pela Faculdade de Formação de Professores Bethencourt da Silva - FABES (1985); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985); mestrado em Environmental Pollution Control - University of Leeds (1995); doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU-UFRJ (2011). Tem experiência técnica e acadêmica em projetos de planejamento e desenvolvimento urbano, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e gestão do patrimônio.

Jorge Luiz Fernandes de Oliveira

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2004). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, meteorologia, climatologia, poluição atmosférica e modelagem numérica.

Leonardo Gama Campos

Professor Adjunto de Geografia Agrária na Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, na área de concentração de Gestão Territorial Ambiental. Produtor agroecológico na Região Serrana Fluminense. Mestre em Ciência Ambiental - PGCA/UFF. Dedica-se a pesquisas sobre gestão territorial ambiental articulada às análises territoriais e metodologias participativas em desenvolvimento e extensão rural, focando na análise da gestão territorial como subsídio ao desenvolvimento da gestão participativa de espaços rurais e de áreas protegidas.

Subscrever Meio Ambiente