Ciências Biológicas (Biofísica)

Pesquisador

Ana Carolina dos Santos Monteiro

Possui graduação pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica com ênfase em Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez pós-doutorado na UFRJ e foi professora visitante dessa instituição entre 2006 e 2008. Atuou como pesquisadora visitante sênior no Inca entre 2008 e 2011 e na Fiocruz entre 2016 e 2019.

Mirtes Garcia Pereira

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do laboratório de Neurofisiologia do Comportamento. Desenvolveu seu mestrado e doutorado na área de neurociências e comportamento, ambos no programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ. Realizou pós-doutorado no Departamento de Psicologia da University of Maryland (Estados Unidos) na área de Neuroimagem Funcional.

Ronald Marques dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ciências pelo IBCCF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual já ocupou os cargos administrativos de Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (2006-2008) e Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina (2011-2019).

Salim Kanaan

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica clínica, determinações de paràmetros bioquímicos em doenças renais e metabólicas. Participa de projetos de pesquisa nas áreas de nefrologia, endocrinologia e cardiologia.

Ana Lucia Marques Ventura

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Realizou pós-doutorado no laboratório do Dr. David Sibley no NIH entre 1994 e 1996 e atualmente é chefe do laobratório de Neuroquímica da Universidade Federal Fluminense e professora titular do Departamento de Neurobiologia - UFF.

Elizabeth Giestal de Araujo

Minha formação profissional teve início em 1976, quando iniciei um estágio de Iniciação Científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Meu curso de graduação foi em Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro 1976 - 1981). Desde o final do primeiro ano da Faculdade de Medicina, quando iniciei o meu estágio de IC, decidi por me dedicar à atividade de pesquisa e ensino e por isso ao terminar a graduação fiz o Mestrado em Ciências Biológicas - Biofísica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo concluído este curso em 1985.

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética, em 1999 e Licenciatura, em 2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Comissariat à l?Energie Atomique, em Grenoble, França (2003). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007 a 2008).

Paula Campello Costa Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Bolsista de produtividade do CNPq nível 2 desde 2010, Foi Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2010_2013.

Walter Machado-Pinheiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado pela Facultad de Psicología da Universidad de Granada, Espanha (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, lotado no Campus Universitário de Rio das Ostras. Produção científica atual com ênfase em aspectos psico-fisiológicos da atenção e das funções executivas.

Saulo Cabral Bourguignon

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Foi presidente da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFF no período de 2016 a Julho de 2019.

Alexandre dos Santos Rodrigues

possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2004), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Neuroimunologia pelo Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia (atual Neurociências) da UFF (2011) com estágio de doutorado Sanduíche no Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), Portugal. Pós-doutoramento no depto. de Neurobiologia, UFF (Bolsista PNPD/CAPES) entre Fev/2011 à Nov/2011 e também foi bolsista de pós-doutorado (CsF/CAPES) na York University (CAN) (Dez/2011 - Jul/2013).

Roberto Paes de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Realizou seu pós-doutorado com os Drs. Ruben Adler e Solomon Snyder na Johns Hopkins University nos Estados Unidos de 1987 a 1989 tendo sido Fogarty International fellow.

Karin da Costa Calaza

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof.

Annibal Duarte Pereira Netto

Graduado em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Química Analítica e é coordenador do Laboratório de Química Analítica Fundamental e Aplicada. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental.

Neuza Rejane Wille Lima

Graduada em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Center for Theoretical and Applied Genetics, Rutgers University (Programa Sanduiche CNPq / USA) (1993). Foi Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (1994 -2000). Foi professora substituta na UFF em 2001. Ingressou como Professora Adjunta na UFF em 2002.

Tânia Gouvêa Thomaz

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia. Desenvolve projeto de ensino em neurofisiologia a partir da elaboração de casos clínicos.

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) . Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense ( Depto Neurobiologia, Inst Biologia), aonde chefia o Laboratório Neurobiologia do Desenvolvimento e participa como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociências.

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio Sanduíche/Research Fellowship na University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas (1993/4) sob a supervisão do Dr. Jere H. Mitchell. Possui título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, tendo participado nas equipes médicas de diversas competições nacionais e internacionais como Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.

Mirtes Pereira

Desenvolveu seu mestrado e doutorado na área de neurociências e comportamento, ambos no programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ. Realizou estagio sênior no Departamento de Psicologia da University of Maryland (Estados Unidos) na área de Neuroimagem Funcional. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense. Desde 2006 faz parte do corpo docente permanente da Pós-graduação em Neurociências (HUAP) e atualmente é coordenadora do programa em Pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia).

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão

Possui graduação em Ciências Biológicas, fez mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Miami, no período de 1992-1994 e na Universidade da Flórida em 2004. Foi diretora do Instituto de Biologia da UFF no período de 2015-2019, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular-GCM-UFF e chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha.

Rachel Moreira Morais dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1989), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Modalidade Médica (1992), graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2009), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Claudio Alberto Serfaty

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio sanduiche no Department of Human Anatomy da Oxford University (1989). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Plasticidade Neural. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF (2014-2018).

Helena de Souza Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz/Museu da Vida e Linguística aplicada a educação pela Universidade Cândido Mendes.

Regina Célia Cussa Kubrusly

Graduada em Ciências Biológicas (1990), possui Mestrado, com bolsa Capes (1995) e Doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Neurociências pela Harvard Medical School, com bolsa do CNPq (2008). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, orienta alunos de graduação e pós-graduação no laboratório de Neurofarmacologia onde é líder de grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 (CNPq).

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Subscrever Ciências Biológicas (Biofísica)