Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Pesquisador

Plinio Guillel Pino Murillo

Possui graduação em Matemática - Universidad Del Valle (2013), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2013) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2017). Concluiu o pós-doutorado da Universidade de Berna, na Suiça e atualmente é pós-doutorando no Korea Institute for Advanced Study (KIAS) na Coréia do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia

Mohammad Fanaee

Possui graduação em Matemática - Irã (2002), mestrado em Matemática - Irã (2005) e doutorado em Matemática (Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica) pelo IMPA (2010). Atualmente é docente da UFF..

Artem Raibekas

Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atua na área de sistemas dinâmicos com enfase em sistemas iterados de funções unidimensionais e relações com dinâmica parcialmente hiperbólica.

Cristiane Ramos Ribeiro Argento

Possui Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997). É professora associada III da Universidade Federal Fluminense desde 1992 e Coordenadora da disciplina Matemática Básica do CEDERJ desde 2010. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: integrais, equações diferenciais ordinárias e equações, inequações, gráficos, funções.

Alex Mauricio Zamudio Espinosa

Possui graduação em Matemáticas - Universidad Del Valle (2008), mestrado em Master Mathématiques et Modélisations - L'Université des Antilles et de la Guyane (2009) e doutorado em Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2017). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos

Leandro Gines Egea

Doutor em Matemáticas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Atualmente, sou Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - no polo de Volta Redonda (ICEx - VMA).
Minha área de interesse está entre Geometria Diferencial e Teoria de Lie. Meus estudos atuais são sobre estruturas geométricas em grupoides de Lie, e em quantização por deformação.

Martin Andersson

Possui mestrado em Mathemática pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (2002) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2007). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos.

Sergio Mariano Licanic

possui graduação en Ciencias Matematicas Puras - Universidad de Buenos Aires (1991) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria das Folheações, atuando principalmente no estudo global de folheaçoes holomorfas em variedades complexas.

Jiagang Yang

Possui graduação em Matemática - Peking University (2002), mestrado em Matemática - Peking University (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tangencia e fenômeno de newhouse. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Omar Javier Solano Albornoz

possui graduação em Matemática pela Universidade Nacional de Colômbia (2001) e Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos

Alejandro Kocsard

Possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina (2003) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2007). 
Tem experiência em Matemática com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando fundamentalmente em dinâmica em dimensões baixas, teoria ergódica e cohomologia dinâmica.
Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Andrés Koropecki

Possui graduação em Licenciatura en Matemática Aplicada - Universidad Nacional del Litoral (2006) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente em dinâmica de homeomorfismos e difeomorfismos em superfícies.

Alien Herrera Torres

Possui graduação em Matemática pela Universidad de Oriente (1996), mestrado em Matemática pela Universidad de Oriente (1999) e doutorado en Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) (2009). Fez Pos-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) durante o ano 2010. Atualmente é professor no Instituto de Matematica da Universidade Federal Fluminense, cargo que tem exercido desde o ano 2011.

Ana Maria Luz Fassarella do Amaral

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). De setembro de 2014 a fevereiro de 2016 realizou estância de Pós-Doutorado na Université de Rennes 1, França. Tem especialização em "A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno" pela PUCRS (2021).

Panters Rodriguez Bermudez

Possui graduação em Matemática - Universidad de La Habana (2003). Possui Título de Mestrado em Matemáticas - Universidad de La Habana (2005). Possui Título de Doutorado em Matemáticas- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) (2010). Área de atuação : Matemática aplicada. Áreas de pesquisa: Dinâmica dos fluidos, escoamento em meios porosos, teoria qualitativa de leis de conservação, EDP, Análise não linear e funções generalizadas, Análise numérica. Professor Associado (concursado desde 2013) na Universidade Federal Fluminense.

Jorge Joaquín Delgado Gómez

Possui graduação em Física e Matemática pela Escuela Superior de Fisica y Matemáticas del Instituto Politecnico Nacional (ESFM-IPN México - 1985), mestrado em Matemática pelo Departamento de Matemáticas del Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV-IPN México - 1987) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - 1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense.

Nivaldo Nunes de Medeiros Júnior

nascido em Brasília/DF, possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1994) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998), sob a orientação de Karl-Otto Stohr. Realizou estágio de pós-doutorado no Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2000-2002, sob a supervisão de Steven Kleiman. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Anderson Mayrink da Cunha

Professor do Instituto de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense). Doutor em Ciências pelo IMPA em 2009 e Mestre em Matemática Aplicada - Computação Gráfica pelo IMPA (Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) em 2000. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 1989. Tem experiência na área de Computação Gráfica, com ênfase em Matemática, Ciência da Computação e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Espaços de Escala e Processamento de Imagens e Vídeo.

Paula Murgel Veloso

É Profa. Associada II do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2012.
Foi laureada em setembro de 2012 com o prêmio For Women in Science na área de Matemática, concedido pela L'Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco.
Tem experiência na área de Teoria de Anéis Não Comutativos, atuando principalmente em: anéis de grupo, limpeza em álgebras de grupo, involuções em anéis de grupos.

Maria João Lima Soares de Resende

Possui graduação em Matemática - Ramo Matemática Pura pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2003) e doutorado em Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Desde março de 2010, é professora adjunta no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e foi Coordenadora Regional da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) de fevereiro de 2014 a janeiro de 2018. Esteve em licença maternidade em 2018. É coordenadora do Programa OBMEP na Escola.

Miriam del Milagro Abdon

Possui graduação em Bacharelado Em Matematica - Universidad Nacional de Cordoba UNC (1994), mestrado em Matemática pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: curvas maximais sobre corpos finitos. Atualmente pesquisa na área de Teoria Espectral de Grafos

Sérgio José Xavier de Mendonça

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1991) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1995). Fez estágio de pós-doutorado na University of Notre Dame em 2000. É professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Hernan Maycol Falla Luza

Possui graduação em Matematica - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2006), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática y ciencias afines (2006) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Folheações Holomorfas.

Pablo Andrés Guarino Quiñones

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai (2003-2007), e Doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, Brasil (2008-2012). A sua tese de doutorado recebeu o Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado de 2013 e o Prêmio Capes de Tese 2013. Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo, e desde Janeiro de 2014 é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Atua principalmente na área de Sistemas Dinâmicos.

Francisco Xavier Fontenele Neto

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1984), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1988), doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada-IMPA(1994) e pós-doutorado em matemática na Universidade de Notre Dame (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alan Prata de Paula

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2012). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade

Isabel Lugao Rios

Possui Licenciatura em Matematica pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades dinâmicas e ergódicas de sistemas não uniformemente hiperbólicos, bifurcações de classes homoclínicas.

Rodrigo Salomão

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica

Juliana Coelho Chaves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Trabalha na área de Geometria Algébrica, atuando principalmente em mapas de Abel, variedades de Brill-Noether e gonalidade de curvas estáveis.

Sérgio de Moura Almaraz

Graduou-se e obteve seu Mestrado pela PUC-Rio e seu Doutorado pelo IMPA em 2009. É professor associado da UFF, onde atua desde 2009. Foi pesquisador visitante no Imperial College London em 2012/2013 e na Universidade de Princeton em 2018/2019. Atualmente é chefe do Departamento de Matemática Aplicada da UFF.

Cheng Xu

possui graduação em Matemática - Sichuan University, China (1985), mestrado em Matemática - Sichuan University, China (1988) e doutorado em Matemática pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria Riemanniana, Geometria de subvariedades.

Thiago Fassarella do Amaral

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica e Teoria das Folheações.

Anne Michelle Dysman Gomes

Possui graduação em Matematica Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1999) e doutorado em Matemática (Sistemas Dinâmicos) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, 
vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do IME/UFF e pesquisadora na área de Educação Matemática.

Gabriel Calsamiglia Mendlewicz

Possui graduação em Matematicas - Universitat Autonoma de Barcelona (1999), doutorado em Matemática pelo IMPA (2005), pós-doutorado na Université Paul Sabatier de Toulouse (França, 2012), e Université de Cergy-Pontoise/Université de Rennes (França, 2018). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em sua pesquisa na teoria das Folheações e Geometria Complexas.

Subscrever Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada