Relacões Internacionais

Pesquisador

Thomas Ferdinand Heye

Bacharel em História (1994) e Mestre em Relações Internacionais (1997) pela PUC-RJ. Doutor em Ciência Política (2005) pelo IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Decano do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Lidera o Laboratório de Integração Sul Americana (LISA) e é Coordenador do GT de Segurança Regional e Conselheiro do Fórum Universitário do Mercosul (FOMERCO). Membro do Conselho Científico do Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security.

Alex Jobim Farias

É Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2007), Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Foi professor da graduação da relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, entre 2010 e 2011, foi coordenador de Centro de Estudos e Pesquisas BRICS.

Vagner Camilo Alves

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2005). É professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa e de Defesa do Brasil, e Cultura e Relações Internacionais.

Cassio Luis Casagrande

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), com habilitação específica em Direito do Trabalho (1989). Mestre em Relações Internacionais (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Ciência Política (2007) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010, ministrando aulas na graduação e no mestrado (PPGDC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito e Política dos Estados Unidos da América.

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF. Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Relações Internacionais pela UFF e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Renato Petrocchi

Renato Petrocchi graduou-se em História-licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio, finalizado em 1995) e concluiu o doutorado em Histórial na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF, 2005).

Subscrever Relacões Internacionais