Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pesquisador

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014 - com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP). Mestre em História (UFMG, 2004). Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória/UFF, onde também é docente. Integra a equipe de coordenação do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF). Participa Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI. Membro da Rede Brasileira de História Pública (RBHP).

Rodrigo Castro Rezende

Professor de História da África, da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes. Doutor em História Contemporânea I pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com tese sobre os processos de crioulizações, analisando especialmente Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. Tem experiência docente em história da África, tráfico de escravos e diáspora africana em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Atua também em pesquisas sobre demografia histórica, mitologias dos povos do continente africano e processo de crioulização.

Fernando Antônio Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha).

Eleonora de Magalhães Carvalho

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação pela mesma instituição; Especialista em Comunicação, Sociedade e Mercados pela Unileste-MG e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF. Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES. Membro titular do Comitê Científico do GT de Sociologia da Educação da ANPEd.

Carlos Augusto dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Fui também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF de 2013 a 2020.

Rita de Cassia Martins Moraes

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980),Especialização em Prótese Dentária, Especialização em DTM, Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (2015) mestrado em Mestrado Em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2002). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense( 07/2018).

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF. Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Relações Internacionais pela UFF e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Subscrever Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais