Zuleide Simas da Silveira

Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007). Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci. Membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, com sede na Reitoria da universidade de Lisboa. Membro da International Gramsci Society Brasil (IGS Brasil), Atua nas áreas de conhecimento: Educação (Linha de Pesquisa Trabalho e Educação); Políticas Públicas; Relações Internacionais e Bilaterais e Multilaterais; Classes Sociais e Grupos de Interesse; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas de Ensino, com as seguintes temáticas: Integração da Educação e Blocos Político-Econômicos Regionais, Relação Estado Supranacional e Estado Integral; Políticas Públicas de Educação e de Políticas Ciência e Tecnologia; Educação Comparada; Reformas e Contrarreformas do Ensino Médio-Técnico e da Educação Superior, tendo por base a crítica à economia política e a teoria marxista da dependência. Autora e coautora de artigos e livros. Participa de Conselho Editorial e de Comitê Científico de Revistas Acadêmico-Centíficas.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Trabalho, Política e Sociedade
Título Anoordem crescente doi Idioma
A CONCEPÇÃO BURGUESA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL 2020 10.29404/rtps-v5i8.393 Português
O QUE OS EMPRESÁRIOS QUEREM DA EDUCAÇÃO? - IPES e CONEPEs na ditadura empresarial-militar brasileira 2017 10.29404/rtps-v2i2.3319 Português
Revista: GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os rumos da educação em questão: da -hegemonia às avessas- à crise de hegemonia 2020 10.9771/gmed.v12i1.34757 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURA POPULAR: retomando o debate (EDITORIAL) 2020 10.22409/mov.v7i12.42979 Português
Editorial 2019 10.22409/mov.v0i11.38800 Português
Editorial da Edição nº 10 da Movimento. 2019 10.22409/mov.v0i10.542 Português
Revista: Revista Virtual En_Fil - ENCONTROS com a FILOSOFIA
Título Anoordem crescente Idioma
Crises do Capital, Educação e (Des)Medidas Conjunturais: uma análise sob as lentes de Antonio Gramsci 2020 Português
Revista: Práxis e Hegemonia Popular
Título Anoordem crescente doi Idioma
BAILE DE MÁSCARAS 2020 10.36311/2526-1843.2020.v5n6.p136-156 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Atividades Culturais do Curso de Pedagogia da FEUFF e a Roda de Conversa sobre o filme 'Numa Escola em Havana' 2017 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado 2016 10.1590/s1413-24782016216405 Inglês
Revista: AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título Anoordem crescente doi Idioma
Setor educacional do MERCOSUL: convergência e integração regional da educação superior brasileira 2016 10.1590/s1414-40772016000300012 Inglês
Revista: Educere et Educare (versão eletrônica)
Título Anoordem crescente Idioma
Ainda sobre a concepção de educação tecnológica: convergência da política de ciência, tecnologia e inovação e política de educação 2016 Português
Revista: Boletim Técnico do SENAC
Título Anoordem crescente Idioma
Formação científica no nível médio de ensino: primeiras aproximações 2015 Português
Revista: TRABALHO NECESSÁRIO
Título Anoordem crescente Idioma
Mercosul Educacional: convergência da política de educação superior brasileira e política de integração regional 2015 Português
Edward P. Thompson: método, categorias analíticas e fenômenos eduacionais 2014 Português
Organismos Supranacionais: a construção de uma concepção de mundo em torno da integração da Educação Superior - o caso do Brasil 2012 Português
Algumas iniciativas em torno do resgate e preservação da memória do CEFET Celso Suckow da Fonseca 2009 Português
Concepção de Educação Tecnológica na Reforma do Ensino Médio e Técnico no governo FHC 2008 Português
O emprego não acabou: retórica? 2006 Português
Revista: Revista Latinoamericana de Educación Comparada
Título Anoordem crescente Idioma
Mercosul educacional e reforma da educação superior no Brasil 2015 Português
Revista: Revista História & Luta de Classes
Título Anoordem crescente Idioma
Conceito de Cultura e Concepção Materialista da História: um debate sobre os Estudos Culturais 2014 Português
Revista: Revista Educação Cultura Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Concepção materialista da história e conceito de cultura: um debate sobre os estudos culturais 2012 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
O papel dos organismos suprnacionais na construção de uma concepção de mundo - o caso do Brasil e de Portugal 2012 Português
Concepção de Educação Tecnológica: das Escolas Técnica Insdustriais ao CEFETs 2010 Português
O processo de resgate e preservação da memória do CEFET Celso Suckow da Fonseca 2009 Português
Educação Profissional no Brasil: da industrialização ao século XXI 2006 Português
Revista: Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Tecnológica: uma concepção em disputa 2009 Português
Tecnologia e Sociedade: a questão da não centralidade do Trabalho 2005 Português
Projeto PolíticoPedagógico´: a busca da identidade 2004 Português
Revista: Cadernos Temáticos (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
O centro de Memória como lugar de rconstrução histórica e busca de identidade 2007 Português
Revista: Global Congress on Engineering and Technology Education
Título Anoordem crescente Idioma
O re-significado da educação a distância em ambientes digitais/virtuais 2005 Português