Vanda Maria Cardozo de Menezes

Possui Pós-doutorado em Linguística cognitiva, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (2017), Doutorado (2001) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1989) e Graduação (1979) em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Diretora da Divisão Acadêmica da COSEAC / UFF (Comissão de Seleção Acadêmica), de 2009 a 2014. Professora Associada IV no Instituto de Letras da UFF em cursos de Graduação, Especialização e Pós-graduação em Estudos Linguísticos, com ênfase em estudos do texto e da gramática sob a perspectiva sociocognitiva (Linguística textual, Funcionalismo, Semântica cognitiva). Coordenadora do Grupo de Pesquisa INTEGRA: interação, texto e gramática. Atua principalmente nos seguintes temas: semântica léxico-gramatical, referenciação, morfologia e lexicalização.
E-mail: vandamaria@id.uff.br