Valdelúcia Alves da Costa

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão?. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito?. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) ?Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade?, Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7, tendo como coordenador nacional/internacional José Leon Crochík (USP). Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE) e Políticas Públicas e Inclusión Educativa (UNAM). Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia (UnB) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ). Mestrado em Educação (UERJ). Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e Diversidade (UFPE). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e Educação Inclusiva, Formação Docente e Direitos Humanos em Educação, Violência, Preconceito, Indivíduo e Sociedade, tendo como referencial a Teoria Crítica da Sociedade. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Sócia da ANPEd. Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), con sede na UNAM, FESI, México. Autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados no Brasil, México, Argentina e Colômbia, dentre outros países latinoamericanos e nos Estados Unidos da América do Norte (EEUU).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Pasajes
Título Anoordem crescente Idioma
Educación Inclusiva en Brasil: accesibilidad en la escuela pública 2021 Espanhol
Revista: e-Mosaicos
Título Anoordem crescente doi Idioma
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos: questões sobre formação, inclusão, emancipação e autonomia 2021 10.12957/e-mosaicos.2021.57802 Português
Revista: HUMANIDADES & INOVAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
A crise na formação do professor e a (in)aptidão à experiência: desafios à educação física inclusiva 2021 Português
Revista: REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Políticas de Educação Inclusiva e Práxis Pedagógica na Escola Pública: Experiências no Brasil 2021 10.21814/rlec.3484 Inglês
Revista: REVISTA COCAR (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Implementação das Políticas Públicas de Educação Inclusiva e Formação de Professores: experiências das escolas públicas de Niterói/RJ 2021 Português
Concepção de indivíduo, formação e educação sob a égide da sociedade administrada: a perspectiva da Teoria Crítica 2020 Português
Experiências docentes com inclusão e bullying: um estudo sobre violência escolar 2019 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Educação em Direitos Humanos: desafios à formação e à inclusão 2020 Português
Políticas de inclusão e práticas pedagógicas na educação de alunos surdos: desafios do Atendimento Educacional Especializado 2017 Português
Políticas de inclusão e práticas pedagógicas na educação de alunos surdos: desafios do Atendimento Educacional Especializado 2017 Português
Revista: EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
Título Anoordem crescente doi Idioma
CONTRADIÇÕES E LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL 2020 10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14628 Português
Revista: https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v.2i2n4.677-706
Título Anoordem crescente Idioma
Homenagem em memória de meu amigo e companheiro de luta em prol da educação pública e da democracia social brasileira Jorge Najjar 2020 Português
Revista: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
Título Anoordem crescente doi Idioma
Liames entre a formac-a-o cultural e a formac-a-o acade-mica 2019 10.34024/olhares.2019.v7.794 Português
Revista: Revista Cocar (UEPA)
Título Anoordem crescente Idioma
Experiências docentes com inclusão e bullying: um estudo sobre violência escolar 2019 Português
Formação de Professores: Desafios à Educação como Direito - Plano Nacional de Educação (PNE) 2016 Português
Contribuições da formação docente à educação inclusiva: demandas contemporâneas 2015 Português
Revista: NUANCES
Título Anoordem crescente doi Idioma
A NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA NA SOCIEDADE ADMINISTRADA: AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO 2017 10.14572/nuances.v28i2.4212 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa
Título Anoordem crescente Idioma
Por que cultura surda?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos 2016 Português
Revista: Revista COCAR
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de Professores: Desafios à Educação como Direito - Plano Nacional de Educação (PNE) 2016 Português
Contribuições da formação docente à educação inclusiva: demandas contemporâneas 2015 Português
Revista: Revista Educação Especial (UFSM)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Como esse Estuário desaguou na Escola? 2016 Português
Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica 2015 Português
Educação e Saúde: Um diálogo necessário às Políticas de Atenção Integral para as Pessoas com Deficiências 2012 Português
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho 2006 Português
Revista: Revista Estética
Título Anoordem crescente Idioma
Formação estético-cultural no pensamento de Theodor W. Adorno: A reflexão crítica e o desenvolvimento da sensibilidade 2015 Português
Revista: Revista Educação Especial (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica 2015 Português
Experiências pela Educação - Para quê? Formação e Inclusão na perspectiva da Teoria Crítica 2013 Português
Revista: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Educação e Formação: inclusão na escola pública 2015 Português
Revista: Revista Iberoamericana de Educación (Impresa)
Título Anoordem crescente Idioma
Tecnologias na Educação. Desafios à Formação e à Práxis 2014 Português
Revista: Revista Philologus
Título Anoordem crescente Idioma
A articulação entre as concepções de História, Educação e Trabalho no pensamento de Walter Benjamin e Theodor Adorno 2014 Português
Revista: Ciências Humanas e Sociais em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas de educação especial e inclusão no Estado do Rio de Janeiro: Formação de professores e organização da escola pública 2012 Português
Revista: Adolescência & Saúde
Título Anoordem crescente Idioma
Educação e saúde do adolescente com deficiência: Uma ação intersetorial na inclusão social 2012 Português
Revista: Debates em Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Inclusão de alunos com deficiência: Experiências docentes na escola pública 2011 Português
Revista: Journal of Applied Rehabilitation Counseling
Título Anoordem crescente Idioma
Programa Integrando: Lessons learned about international partnerships to develop human resources for social inclusion in Brazil and the United States 2008 Inglês
U.S.- Brazil Student Exchange Program: Perpectives of Brazilian Professors 2007 Inglês
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas Públicas em Educação no Brasil: Experiências de formação continuada de professores para a inclusão 2007 Português
Políticas públicas, formação de professores e inclusão de alunos com deficiência 2005 Português
Revista: Conversas de Aprendizagem: Programa de Formação Continuada para Professores de Nova Iguaçu/RJ
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas Públicas de Educação Inclusiva e Formação de Professores para a Diversidade: A inclusão escolar de estudantes com necessidades especiais 2006 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de Professores: Narrativas e experiências instituintes NA e PARA a escola inclusiva 2006 Português
Políticas Públicas de Formação de Professores: questões acerca da inclusão escolar, educação e diversidade 2005 Português
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho: a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade 2003 Português
Os fundamentos para a atuação na coordenação do curso de pedagogia da FEUFF: os desafios postos à nova experiência 2003 Português
A formação de professores para a educação de alunos com deficiência: questões acerca da escola democrática 2002 Português
Revista: Aleph (Manizales)
Título Anoordem crescente Idioma
"Políticas de formação de professores, experiências instituintes em educação para a diversidade" 2005 Português
Revista: ALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas de formação de professores, experiências instituintes em educação para a diversidade 2005 Português
Políticas de formação de professores e inclusão escolar no Brasil: educação e diversidade 2005 Português
Revista: CD-ROOM-Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais
Título Anoordem crescente Idioma
A formação na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade: as experiências dos trabalhadores deficientes visuais do SERPRO/BRASIL 2005 Português
Revista: XII ENDIPE
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro: os estereótipos sobre a deficiência e a educação inclusiva 2004 Português
Revista: Cadernos de Educação Especial
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática 2004 Português
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática 2003 Português
Revista: Revista de Red Internacional sobre Integración Educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Educação escolar inclusiva no Brasil: demanda por uma sociedade humana e democrática 2004 Espanhol
Educação inclusiva no Brasil: demanda por uma sociedade democrática 2003 Português
Revista: Revista da Pós-graduação em educação da Universidade Católica de Petrópolis
Título Anoordem crescente Idioma
Educação inclusiva e a democratização da escola 2003 Português
Revista: Revista de Educação do Sesc
Título Anoordem crescente Idioma
Educação escolar inclusiva 2003 Português
Revista: Caderno de Ensaios da Convenção Batista Fluminense
Título Anoordem crescente Idioma
Manifestação do preconceito na família e na escola: a questão da deficiência 2003 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação inclusiva para uma sociedade humana e democrática 2003 Português
Produção do conhecimento na educação dos indivíduos com deficiência 2002 Português
Revista: Tecnologia Educacional
Título Anoordem crescente Idioma
Educação para a paz: cidadania como identidade local e como identidade humana universal 2002 Português
Educação para a paz: cidadania como identidade local e como identidade humana universal 2001 Português
Revista: Revista Integração - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial
Título Anoordem crescente Idioma
Educação inclusiva, educação para a diferença, educação para todos: suas dimensões formativas 2002 Português
Revista: PUC RJ Coordenação Central de Extensão
Título Anoordem crescente Idioma
Educação inclusiva, educação para a diferença, educação para todos: suas dimensões formativas 2002 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas Pedagogia UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de professores para a educação de alunos com deficiência: questões acerca da escola democrática 2002 Português
Revista: Escola - Excluindo diferenças
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do trabalhador com deficiência: questões acerca de trabalho, educação e emprego 2001 Português
Revista: Educação Especial no Programa Nova Escola
Título Anoordem crescente Idioma
A educação para o trabalho do deficiente mental: uma questão de inclusão escolar e social 2000 Português