Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010. Graduação em Letras (Licenciatura em Português-Francês, UFRJ, 1987), Especialização em língua e literatura francesa (UFRJ , 1989), Mestrado em Letras (UERJ, 2002, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra). Doutorado em Letras (PUC-Rio 2006, orientada pelo Profº Jürgen Heye). Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006, sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet). Fez estágios de formação pedagógica na Université de Montréal , no Canadá, e na Ecole Azurlingua, em Nice, na França. Desenvolve pesquisas nas áreas de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sociolinguística, educação bilíngue, política linguística e língua francesa; é membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL; desde 2013, atua como coordenadora acadêmica do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras da UFF (PULE). Presidiu a Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), na gestão 2014-2016; representante da UFF (língua francesa) junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteiras; membro da direção da Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) para o biênio 2015-2017; foi membro da chapa eleita para a Diretoria da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) para o biênio 2015-2017; Foi vice-diretora do Instituto de Letras UFF na gestão 2015-2019. É vice líder do grupo de pesquisa Laboratório de pesquisas em contato linguístico - LABPEC. Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional da América Francófona (PIAF).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Signo
Título Anoordem crescente doi Idioma
Aulas virtuais: uma discussão sobre a interação no aprendizado de língua estrangeira em tempos de pandemia 2020 10.17058/signo.v46i85.15617 Português
Revista: Cahiers Internationaux de Sociolinguistique
Título Anoordem crescente Idioma
POLITIQUE LINGUISTIQUE ET POLITIQUE PUBLIQUE : UNE PROPOSITION D'INTERSECTION THÉORIQUE 2019 Francês
Revista: TRABALHOS EM LINGÜÍSTICA APLICADA
Título Anoordem crescente doi Idioma
LÍNGUA E CULTURA NA FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES NO BRASIL 2019 10.1590/010318138654049455422 Português
Revista: SOCIODIALETO
Título Anoordem crescente Idioma
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS QUE ORIENTAM O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2018 Português
Revista: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
DOUTOR(A)?: RELAÇÕES DE PODER E DE SOLIDARIEDADE EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA JURÍDICA 2017 Português
Revista: Cadermos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Línguas e cultura em contato: Apresentação 2016 Português
Revista: MATRAGA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Política Linguística e Política Pública: uma proposta de interseção teórica. 2016 10.12957/matraga Português
Revista: Veredas (UFJF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Línguas em contato e a formação de redes sociais de imigrantes haitianos no Rio de Janeiro 2015 Português
Revista: Salto para o Futuro
Título Anoordem crescente Idioma
Política linguística para o ensino de línguas estrangeiras: o impacto no programa de mobilidade acadêmica Ciências sem Fronteiras 2014 Português
Revista: Revista Gragoatá
Título Anoordem crescente Idioma
Estudos de linguagem e ensino 2014 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Entrevista com Louis-Jean Calvet: o lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários 2013 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Representação linguística: perspectivas práticas e teóricas 2012 Português
Revista: Synergies Brésil
Título Anoordem crescente Idioma
representação e aprendizagem de uma língua estrangeira:status da língua francesa em contexto urbano e de fronteira 2009 Português
Revista: Palavra (PUCRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Línguas em contato e educação bilíngüe no Brasil 2003 Português
Revista: ABRALIN (Curitiba)
Título Anoordem crescente Idioma
Algumas Considerações sobre Alternância de Código Lingüístico em uma Escola Francesa no Rio de Janeiro 2003 Português