Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda junto ao Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2020. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia; Filosofia com Crianças; Epistemologia das Ciências da Complexidade; Autoformação e Paisagens Sonoras.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Virtual En_Fil - ENCONTROS com a FILOSOFIA
Título Anoordem crescente Idioma
'Da Retórica Antiga ao Ofício do Professor na Sala de Aula hoje: relações possíveis' 2021 Português
Editorial do Dossiê 'Retórica, Discurso e Verdade: suas implicações na formação docente' 2021 Português
Revista: Universidade e Sociedade (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
'Paulo Freire: uma existência de amor e de luta contra a opressão' 2020 Português
Revista: Revista La Libertad de Pluma
Título Anoordem crescente Idioma
A universidade pública, o neoliberalismo e as mobilizações estudantis e populares de Maio de 2019: em defesa da Educação no Brasil. 2019 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Autoformação, Arte e Desescolarização: uma experiência de narrativa (auto)biográfica para pensar a escola 2018 Português
Breve Diálogp entre 'Sentidos do Amor' e o Pensamento de Merleau-Ponty 2018 Português
Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Infância do Professor: currículos vividos no despertar da experiência 2018 10.12957/childphilo.2018.32952 Português
Escutando Crianças: o que elas nos deram a pensar? 2014 Português
Revista: Conjectura: Filosofia e Educação (UCS)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de Filosofia com Arte: entre o pensar, o sentir e o escutar 2017 Português
Revista: Revista Congreso Universidad
Título Anoordem crescente Idioma
Memórias caiçaras: aproximações preliminares 2015 Português
Revista: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Autoformação e Experiência Sensível em 'Filosofia com Crianças' 2012 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Apontamentos de um Percurso Inicial em 'Filosofia com Crianças' 2011 Português
Educação Musical: das ruas para as escolas, e das escolas para a vida 2011 Português
Revista: Revista FAMECOS (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Escuta Sensível e Autoformação 2008 Português
Revista: Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Música, Complexidade e Formação 2007 Português
Revista: Aprender (Vitória da Conquista)
Título Anoordem crescente Idioma
Complexidade, Música e Formação para a Vida 2006 Português
Revista: Revista FAMECOS
Título Anoordem crescente Idioma
A Música e a Complexidade das Idéias de Edgar Morin, Ilya Prigogine e Werner Heisenberg 2005 Português
Revista: Revista Cadernos Temáticos
Título Anoordem crescente Idioma
Criatividade na Formação Musical 2005 Português