Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tenho mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhei (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 fui professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 fui docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, sou professora associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquiso na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação em Ciências e Biologia. Fui vice-coordenadora do GT22 - Educação Ambiental - da ANPED (2020-2021).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Apresentação Dossiê ANPED GT 22 2021 10.14295/remea.v38i3.13818 Português
Caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme ?Rio? 2016 Português
Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade 2015 Português
Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade 2014 Português
O meio ambiente 'produzido' pelas ONGs: reflexões sobre a recepção de campanhas ambientalistas 2012 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações 2021 10.1590/0104-4060.78242 Português
Revista: Remea-Revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sustentabilidade no Cotidiano 2021 10.14295/remea.v38i3.13483 Português
Revista: REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR
Título Anoordem crescente Idioma
Sentipensar uma pesquisa em educação ambiental com a literatura de Eduardo Galeano 2021 Português
Revista: ESPACIOS TRANSNACIONALES
Título Anoordem crescente Idioma
Corpos-Ecos-Ecologias pelas ruas da cidade 2020 Português
Revista: EDucação e Realidade Edição eletrônica
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Ambiental e Estudos Culturais: entre rasuras e novos radicalismos 2019 10.1590/2175-623689216 Português
Revista: Quaestio: Revista de Estudos de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Como criar uma paisagem em ruínas? Deslocamentos, desconstruções e a insistência de pensar a Educação Ambiental no Antropoceno 2019 Português
Revista: ETD: Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente doi Idioma
Fragmentos de uma quase-educação-ambiental 2019 10.20396/etd.v21i4.8654807 Português
Revista: CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE
Título Anoordem crescente Idioma
Ficções no Antropoceno: sonhos (de)compostos em cartas de fim do mundo 2019 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
O que dizem os professores das escolas públicas de Maceió sobre o ensino de Botânica? 2014 Português
Revista: Ambiente & Sociedade (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Guardiões de um imenso estoque de carbono - Floresta Amazônica, populações tradicionais e o dispositivo da sustentabilidade 2014 10.1590/S1414-753X2014000200006 Inglês
Revista: Textura
Título Anoordem crescente Idioma
A potência ambiental da educação (apresentação) 2014 Português
Revista: Revista Em Aberto - INEP
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Ambiental nas pedagogias do presente 2014 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Um olhar (mais ou menos distraído) para as Amazônias inventadas no tempo presente 2014 Português
Revista: Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas
Título Anoordem crescente Idioma
O ?bom selvagem ecológico? na tela, nas páginas e na floresta: invenções contemporâneas da Amazônia 2013 Português
Revista: Perspectiva (UFSC)
Título Anoordem crescente Idioma
O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo 2012 Português
Revista: Textura (Canoas)
Título Anoordem crescente Idioma
O consumo serve para pensar a Educação Ambiental? 2011 Português
Revista: EntreVer - Revista das Licenciaturas
Título Anoordem crescente Idioma
A escrita e a reflexão na formação de professores: relato das atividades e discussões propiciadas por um estágio de observação 2011 Português
Revista: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Ambiental: tecendo trilhas, escriturando territórios 2009 10.1590/S0102-46982009000300017 Inglês
Revista: Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar)
Título Anoordem crescente Idioma
Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza 2007 Português