Sandro Tiago da Silva Figueira

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF / INFES), Departamento de Ciências Humanas (PCH). Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais. Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP, 2021), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atuou por doze anos na SME-Rio em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação continuada de professores e inserção profissional docente.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Communitas
Título Anoordem crescente Idioma
Práticaspolíticas de escolarização do PEJA no contexto da COVID-19: táticas e (im)possibilidades 2021 Português
Entrelaçando (re) invenção, aprendizagem e vida no processo de formar-se docente 2018 Português
Revista: UNI-PLURI (MEDELLIN)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação de professores de Ciências no Brasil e Alfabetização Científica: desafios e perspectivas 2020 10.17533/udea.unipluri.20.1.07 Português
Revista: ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS
Título Anoordem crescente Idioma
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender Ciências 2019 Português
Revista: Areté (Manaus)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensinar e aprender ciências: o que dizem professores? 2018 Português
Revista: Revista Práxis (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Trilha dos sentidos: entrelaçando os caminhos da ciência e da arte 2016 Português
Revista: Revista Artes de Educar
Título Anoordem crescente Idioma
Entre histórias e narrativas docentes: experiências formativas (com)partilhadas 2016 Português
Revista: REVISTA ACTA SCIENTIAE
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma proposta pedagógica 2016 Português
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Professores em cena: entre conversas e modos de aprender a ensinar 2013 Português
Revista: Plures. Humanidades (Ribeirão Preto)
Título Anoordem crescente Idioma
Aprendizagens docentes: partilhando reflexões de uma pesquisa-formação 2013 Português
Revista: Cadernos de Educação (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente Idioma
Itinerâncias de formação docente: tecendo os tempos, os silêncios e produzindo interrogações 2011 Português