Sandra Escovedo Selles possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education (CARE) - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992), ambos obtidos na Inglaterra. Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP, com bolsa CNPq. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (2011-2013). É bolsista 1-B de Produtividade no CNPq e integrou o CA-Ed do CNPq (2017-2020). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) entre os anos 2013-2017, da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) entre os anos 2007-2011 e Representante do Sudeste na ABRAPEC (2017-2019). Atua no Programa de Pós-graduação Educação da UFF, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e coordenando o Grupo de Pesquisa "Currículo, Docência e Cultura" (CDC), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com cooperação nacional e internacional, e no seu funcionamento vem recebendo apoio de agências de fomento, CAPES, CNPq e FAPERJ. Tem ministrado cursos, palestras e conferências convidados em eventos científicos nacionais e internacionais, organizado eventos científicos (ENPEC, ENEBIO, entre outros), atuado em conselhos editoriais de periódicos da área de Educação em Ciências. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, cujos interesses de pesquisa envolvem, de modo articulado, a formação docente e a produção curricular, particularmente da disciplina escolar Biologia/Ciências, tendo como viés teórico e metodológico os estudos históricos. Nestas pesquisas, focaliza temáticas de ensino de Biologia, livro didático, conhecimento escolar e estudos históricos articulados a políticas curriculares. Pesquisadora 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2019).