Rosane Barbosa Marendino

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação. Atuou como psicóloga em ambulatório municipal; como coordenadora pedagógica em Instituições de Ensino; como docente no Ensino Médio e Ensino Superior (UERJ e UVA) e como psicóloga no CAPS AD (Cabo Frio). Atuou, também, em programas de Educação à Distância (CEDERJ/UNIRIO) como professora tutora. É pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Cultura, Memória, Narrativa, Imaginário e Educação (CIMNE/UFF) e ao Laboratório de Acesso e Permanência (LAP/UFF). Atuou, ainda, na formação docente continuada de profissionais da educação na condição de Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio no RJ (UFF/COMFOR). Atualmente, compõe o Banco de Avaliadores de Cursos do INEP/MEC e integra a equipe docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/Progepe/UFF), programa esse reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Pedagogia Social da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
CORAÇÃO DE ESTUDANTE: ESPERANÇA E REALIDADE NA PERSPECTIVA DO ALUNADO DA UFF 2021 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI 2018 Português
Revista: Cadernos do Aplicação (UFRGS)
Título Anoordem crescente Idioma
Relatos de experiências no PNEM-RJ e os portfólios como estratégia de registro 2017 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PNEMRJ NAS IMAGENS REVELADAS NOS PORTFÓLIOS 2017 Português
Apresentação do Número Especial da Revista Aleph - Ano XIV - Nov 2017 2017 Português
Revista: Cadernos Junguianos
Título Anoordem crescente Idioma
Re-vendo a psicologia na escola através do cultivo da alma. 2014 Português
Revista: Construção Psicopedagógica (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A BASE POÉTICA DA MENTE: OUTRAS E POSSÍVEIS LINGUAGENS NO TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA. 2014 Português
Revista: Emblemas (UFG. Catalão)
Título Anoordem crescente Idioma
MULHERES PESCADORAS DE ARRAIAL DO CABO: IMAGINÁRIO, REPRESENTAÇÕES E GÊNERO. 2013 Português
Revista: EMBLEMAS - Revista do Departamento de História e Ciências Sociais UFG
Título Anoordem crescente Idioma
MULHERES PESCADORAS DE ARRAIAL DO CABO: IMAGINÁRIO, REPRESENTAÇÕES E GÊNERO 2013 Português
Revista: Aquila (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
DO UNIFORME AO MULTIFORME CULTURAL: DOS DESTINOS AOS SÍTIOS TURÍSTICOS. 2013 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920: PARTICULARIDADES HISTÓRICAS E CAMPOS DE DIÁLOGO 2009 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920: PARTICULARIDADES HISTÓRICAS E CAMPOS DE DIÁLOGO 2009 Português