Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês e Literaturas (1992/1995), mestrado em Letras/Estudos de Linguagem (2000/2002) e doutorado em Letras/Estudos de Linguagem (2004/2008) pela Universidade Federal Fluminense. Foi Professor Substituto do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, de 2000 a 2002, Professor dos cursos de Administração, Letras, Matemática e Pedagogia da Faculdade Cenecista de Itaboraí - RJ, de 2004 a 2010, Coordenador do Curso de Letras dessa mesma IES de 2007 a 2010, Professor do Curso de Administração da Faculdade Cenecista de Rio Bonito - RJ, de 2009 a 2010, Coordenador do Curso de Português do Brasil para Estrangeiros, do Prolem - Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da UFF de 2011 a 2013, Coordenador de Monitoria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF de 2010 a 2013 e Coordenador do Setor de Língua Portuguesa do GLC - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF de 2012 a 2019 . Membro da Comissão Técnico-Pedagógica do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Prof. Anísio Teixeira, responsável pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras - nos períodos de 2002 a 2007, de 2012 a 2015 e de 2019 em diante, e Coordenador do Português sem Fronteiras da UFF, vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras da SESu/MEC, no período de 2014 a 2016. Atualmente, é Professor Associado II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/ Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, Professor do Curso de Extensão de Português para Estrangeiros do PPE - Programa de Português para Estrangeiros da UFF, Coordenador da disciplina Português IV - Morfologia do Curso de Graduação em Letras a Distância do Convênio CECIERJ/CEDERJ, Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de português para estrangeiros, língua portuguesa, avaliação do aprendizado de português para estrangeiros, elaboração/revisão/avaliação de provas e de textos de concursos públicos e estudos linguísticos.

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