Rodrigo Torquato da Silva

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase na Alfabetização dos/das estudantes das Classes Populares e Cotidiano Escolar. Na Área do Direito, o interesse pelos estudos e pesquisas do Campo da Criminologia Crítica e do Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: violências cotidianas na relação favela-escola e o Direito de Aprender nas Escolas Públicas .

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente doi Idioma
PESQUISA-PESQUISADOR/A VISCERAL - URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E GENEALOGIA DAS CATEGORIAS 2020 10.22409/revistaleph.v0i34 Português
No Caminho dos Ossos: a escola desenterrando-se 2018 Português
Revista: Universidade e Sociedade (Brasília)
Título Anoordem crescente doi Idioma
PAULO FREIRE E A LUTA POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA-POPULAR-REVOLUCINÁRIA: A experiência extensionista no IEAR-UFF 2020 10.1787/eag-2020 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Obrigado, professora!!! 2016 Português
A questão favela em Angra dos Reis: contribuições periféricas de uma pesquisa longitudinal em alfabetização 2016 Português
Direito Penal e escolarização das classes populares: rebatimentos da lógica criminalizadora 2015 Português
Eu era a carne, e agora, sou a própria navalha - pesquisas viscerais em alfabetização 2014 Português
Alfabetização muito além da Padeia: proposta e conflitos em Angra dos Reis 2012 Português
Revista: Revista de Direito da Cidade
Título Anoordem crescente Idioma
Os impactos sociais da lógica criminalizadora na escolarização das classes populares 2015 Português
Revista: Polis (Santiago. en Línea)
Título Anoordem crescente Idioma
Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro 2011 Português
Revista: Política e Gestão Educacional (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
O Sistema de ciclos em movimento: os reflexos de Anísio Teixeira nos 2009 Português
Revista: Revista de Educação (PUCCAMP)
Título Anoordem crescente Idioma
Escola-favela, conhecimento, transgressão e poder - "Esses meninos não têm jeito?" 2009 Português
Revista: Educação em Revista (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
A formação de professores e os currículos praticados em um movimento de educação popular na Rocinha. 2008 Português
Revista: The Advance-Progress (Vidalia)
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre os educadores e os alunos das classes populares 2004 Português
Revista: Boletim do GRUPALFA/UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Editorial 2004 Português