Renata Theophilo da Costa Moura

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense desde 2017, coordena do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política - NUPP e é membro do Núcleo Diretor da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFF- ACNUR- ONU.
 Possui pós-doutorado em Teoria e Clínica Psicanalítica pela UERJ (2003-2004), doutorado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université de Paris 7 -Denis Diderot (1996-2001), mestrado (1994) e graduação (1990) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.
 Foi Professora Psicologia Jurídica da UERJ por 4 anos, e por 3 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise do IP da UERJ; da Psicologia e PPGG PSI da UFES por 7 anos. Coordena o Observatório de Direitos Humanos e Justiça Criminal do Espírito Santo, ODHES, membro fundador da REDE NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS DE DIREITOS HUMANOS, SAÚDE e JUSTIÇA.
 Coordenou Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário autor de ato previsto como criminoso, sob medida de segurança (PAI-PAC /ES) junto à UFES, com o apoio do Ministério Público e das Secretarias de Estado e Municipais de Saúde e Justiça, além da Coordenadoria das varas de execução Penal do TJ ES.
 Realizou diversos trabalhos internacionais em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Procuradoria Geral e CEJUR- MP/RJ) (de 2005 à 2010).
 É membro do corpo editorial da Revista Psicologia Ciência e Profissão do Conselho Federal de Psicologia (Nivel A), e da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, da USP (Nível A), da Revista de Direito e Psicanálise da UFPR; é Consultora da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online). Trabalhou em Prisão e Hospital Psiquiátrico na França e no Brasil.
 Foi assistente técnica junto ao Tribunal de Justiça de Paris via Federação Francesa de Saúde Mental, sob a direção de Dr. R. Broca, psiquiatra de hospitais, psicanalista analisado por Lacan, presidente da FFSM (com casos de violência doméstica, divórcio e guarda de filhos) e participou de pesquisa sobre casos de perversão junto ao Ministério da Justiça francês, sob a coordenação da mesma Federação Francesa de Saúde Mental, ligada à UNESCO, Sob direção de R. Broca e F. Sauvagnat.
 Foi Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR (Coordenado pelo Prof. Dr. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho); Políticas, Direitos e Éticas (co-coordenadora), pelo qual organizou três Seminários internacionais com participação de Universidades inglesas e indianas;
 Autora de livros e artigos científicos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, Psicanálise e Direito, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Saúde Mental, Saúde e Direitos Humanos, Criminologia, Direito da Infância e Juventude, de Família.
 Foi membro-fundador do Programa de Estudos Indianos, PEIND (www.peind.org), e é Presidente de honra e fundadora da AFBDP - Associação Franco-Brasileira de Direito e Psicanálise, pela qual organizou, entre outros trabalhos, quatro colóquios internacionais - na França (Ministério da Saúde Paris 2005 - ano do Brasil na França) e no Brasil (UERJ 2004 e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro 2007 e 2009 - ano da França no Brasil), com publicação de livros e artigos em Revistas científicas.

Plataforma Lattes