Renata Lopes Costa Prado

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-diretora do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Foi chefe do Departamento de Educação (DED/IEAR/UFF), entre 2019 e 2021. É doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014); mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), psicóloga e especialista em Economia e Gestão das Relações de Trabalho também pela PUC- SP. Fez pós-doutorado na Unifesp no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência. Coordena o grupo de pesquisa Infâncias, Educação e Direitos (UFF) e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), da Faculdade de Educação da USP, do Laboratório de Antropologia Educacional e Vulnerabilidades Infantis (LAEVI- Unifesp), da Plataforma de Saberes Inclusivos, também da Unifesp, e do Núcleo de Pesquisas sobre o Estado, Instituições e Políticas Públicas, da UFF. Atua principalmente com os seguintes temas: psicologia social, infância, juventude, direitos, educação, ética, trabalho infantojuvenil e políticas públicas. Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência.

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Publicações

Revista: Práxis Educacional (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
NORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES 2020 10.22481/praxisedu.v16i40.6879 Português
Revista: REVISTA NUPEART (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Arte e infância: inspirações para novos possíveis em tempos de pandemia 2020 10.5965/23580925242020006 Português
Revista: Eccos Revista Científica (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Mulheres na escuta de crianças: considerações acerca do perfil de quem pesquisa com crianças nas ciências humanas e sociais brasileiras 2019 Português
Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais 2018 10.12957/childphilo.2018.30542 Português
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Estudos sociais da infância: discutindo a constituição de um campo a luz de Bourdieu 2018 10.14244/198271991893 Português
Revista: DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Título Anoordem crescente Idioma
Escolarização na aldeia: diluindo especificidades da infância guarani ou guaranizando a escola? (resenha do livro Entre a escola e a casa de reza: infância, cultura e linguagem na formação de professores indígenas guarani, de Domingos Nobre) 2018 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas 2017 10.1590/0104-4060.48216 Português
Revista: Veras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Entrevista: Emilia Ferreiro 2016 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art263 Português
Editorial 2015 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art230 Português
Revista: Revista Veras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Editorial 2015 10.14212/veras.vol5.n1.ano2015.art206 Português
Editorial 2013 10.14212/veras.vol3.n1.ano2013.art121 Português
Editorial 2013 10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art147 Português
Editorial - Por uma escola da diversidade e da inclusão 2012 Português
Editorial 2012 Português
Editorial 2011 Português
O pesquisador e as crianças em investigações sobre a infância: algumas considerações 2011 10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art7 Português
Revista: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Trabalho infanto-juvenil em artigos acadêmicos de psicólogos: uma interpretação ideológica 2013 10.1590/S0103-166X2013000100011 Inglês