Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2022-2025). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (http://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Presença Pedagógica
Título Anoordem crescente Idioma
A EJA pelo olhar do estudante 2019 Português
Jovens em tempos de web 2.0 2012 Português
Revista: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares 2017 10.5007/2175-795x.2017v35n2p395 Português
Revista: EDucação e Realidade Edição eletrônica
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa 2017 10.1590/2175-623664317 Português
O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social 2013 10.1590/S2175-62362013000300011 Inglês
Revista: EDUCAÇÃO E PESQUISA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio 2015 10.1590/s1517-9702201508143413 Inglês
Revista: ComCiência (UNICAMP)
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens em três tempos: mobilizações no Brasil ontem e hoje 2015 Português
Revista: Educação & Sociedade (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes 2014 10.1590/ES0101-73302014143847 Português
Revista: Cadernos - Globo
Título Anoordem crescente Idioma
Caminhos da escola 2014 Português
Revista: Desafios da Conjuntura
Título Anoordem crescente Idioma
Uma educação integral para um ensino médio? 2012 Português
Revista: O Social em Questão
Título Anoordem crescente Idioma
A participação social e política no Brasil: considerações sobre estudos recentes 2012 Português
Revista: Revista de Ciencias Sociales
Título Anoordem crescente Idioma
A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes 2012 Português
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência 2011 Português
Revista: Educação (UFSM)
Título Anoordem crescente Idioma
A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar 2011 Português
Revista: Diversia. Educación y Sociedad
Título Anoordem crescente Idioma
Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades 2009 Português
Revista: Proposta (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Formas e conteúdos da participação de jovens na vida pública 2008 Português
Revista: Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas (Cessou em 2007. Cont. ISSN 2175-1196 Ciências Humanas e Sociais em Revista)
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens pobres:modos de vida, percrusos urbanos e transições para a vida adulta 2008 Português
Revista: Salto para o Futuro
Título Anoordem crescente Idioma
Culturas e expressividades juvenis: uma janela para a escola 2007 Português
Proposta Pedagógica - Debate Juventude em rede: jovens produzindo educação, trabalho e cultura 2007 Português
Juventude e culturas da participação 2004 Português
Revista: Onda Jovem
Título Anoordem crescente Idioma
Participação e desencanto - a tradição em crise 2006 Português
Revista: Democracia Viva
Título Anoordem crescente Idioma
Juventude e Participação no Brasil - Interdições e possibilidades 2006 Português
Diversidade de perfis caracteriza a juventude brasileira 2006 Português
A jovem Lapa Carioca 2003 Português
Revista: Jóvenes Revista de Estudios Sobre Juventud
Título Anoordem crescente Idioma
El escenario de las políticas públicas juveniles en Brasil. Procesos sociales y propuestas políticas 2005 Espanhol
El escenario de las politicas publicas juveniles en Brasil. Processos sociales y propuestas politicas 2005 Espanhol
Jovenes de Brasil:dificultades de finales del siglo y promesas de un mundo diferente 2003 Espanhol
Revista: Revista de Estudios sobre la Juventud
Título Anoordem crescente Idioma
A arena das políticas públicas de juventude no Brasil. Processos sociais e propostas políticas 2005 Português
Revista: Anales de la Educación Común
Título Anoordem crescente Idioma
La escuela en expansión: un desafio para los jóvenes 2005 Espanhol
Revista: Século XXI Multirio
Título Anoordem crescente Idioma
Identidade, mídia e globalização 2004 Português
O conceito de Identidade 2004 Português
A jovem Lapa Carioca 2004 Português
Juventudes: as identidades são múltiplas 2004 Português
Juventude, cultura e cidadania 2004 Português
Juventude e identidade nacional 2004 Português
Identidades culturais juvenis no Brasil 2004 Português
Revista: Idéias 32
Título Anoordem crescente Idioma
Escolas e jovens que se habitam: desafios cotidianos e de fins de semana 2004 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Juventude e políticas públicas no Brasil 2003 10.1590/S1413-24782003000300003 Inglês
Revista: Em Questão A Escola e o Mundo Juvenil Experiências e Reflexões
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens e Escola: compartilhando territórios e sentidos de presença 2003 Português
Revista: Observatório Jovem do Rio de Janeiro
Título Anoordem crescente Idioma
Busca de Si: Expressividades e Identidades Juvenis 2003 Português
Revista: Rio de Janeiro Trabalho e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens na cidade 2001 Português
Revista: Alfabetização e Cidadania (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Identidades juvenis e escola 2000 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Juventudes: as identidades são múltiplas 2000 Português
Revista: Contexto & Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Se der tempo a gente brinca: O lúdico e o lazer da criança que trabalha e estuda. 1993 Português