Paula Arantes Botelho Briglia Habib

Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) sobre a institucionalização das ciências no Brasil e a história dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , em Piracicaba. Possui Mestrado em História Social pela Unicamp (2003) no qual discutiu as relações entre História e Literatura abordando os conceitos de nação, raça, eugenia e nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Professora Substituta (2003-2005) no Curso de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para o curso de História, ministrou disciplinas como Monografia, Projetos de Pesquisa em História, Prática de Pesquisa em História e História do Brasil República, tendo participado também da elaboração da nova grade curricular do curso e do processo de reconhecimento do curso de História em 2004. Entre 2012 e 2014 foi Bolsista do Programa de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Fiocruz, com o projeto de pesquisa "Imagens e Discursos da História do Câncer no Brasil" que tem por objetivo a constituição de um Acervo de Depoimentos Audiovisuais sobre a história do controle do câncer no Brasil. Entre 2014 e 2015 foi Professora Formadora da TV Escola (MEC) e participou da avaliação do conteúdo pedagógico de programas a serem exibidos pela TV. Entre 2015 e 2016, trabalhou no Portal da Base Nacional Comum Curricular para produção de conteúdo e registro histórico do processo de construção e mobilização do documento da BNCC. Entre 2014 e 2019 foi Professora de História da Espaço e Vida - Viagens Culturais e, a partir de 2017, fez trabalhos de campo didático-pedagógicos, tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto em outras cidades, associando ensino, pesquisa e extensão. Em agosto de 2018, iniciou o curso de Especialização em Ensino de História no Colégio Pedro II.
Desde fevereiro de 2019 é Professora Adjunta de História do Brasil República, no curso de Educação do Campo, no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (Infes/UFF). Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino em História (LAPEH/UFF), grupo certificado no Diretório de Grupos do CNPq. Integra a rede de pesquisadoras HuMANAS. Atualmente também é vice-coordenadora do Projeto de Extensão "Seminários Integrados - Tempo Comunidade e Tempo Universidade".
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e na área de História das Ciências e da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil República, Pensamento Social Brasileiro, História das Ciências no Brasil, História da Saúde Pública, História do Câncer no Brasil, História da Genética, História da Biologia, Eugenia, Institucionalização das Ciências no Brasil, Agricultura, História e Literatura, Intelectuais e Nacionalismo.

Plataforma Lattes

Revista: Revista Maracanan
Título Anoordem crescente doi Idioma
Entrevista com o Professor Sidney Chalhoub (Harvard University) 2021 10.12957/revmar.2021.60953 Português