Patrick Estellita Cavalcanti Pessoa

possui graduação (1998) e mestrado em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universität Potsdam e pós-doutorados em Estética pela PUC-RJ (2009) e pela USP (2015). É Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFF e foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF no quadriênio 2017-2021. Fundador e editor (em parceria com Vladimir Vieira) desde 2007 da revista VISO: Cadernos de Estética Aplicada (www.revistaviso.com.br), tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte. Dedica-se principalmente a refletir sobre o conceito de crítica de arte, aplicando os frutos dessa reflexão a obras de arte literárias, cinematográficas e teatrais. Lançou em 2008, pela Editora Rocco, "A segunda vida de Brás Cubas: A filosofia da arte de Machado de Assis", finalista do Prêmio Jabuti de Teoria e Crítica Literária. Em 2013, lançou "Oréstia: adaptação dramática", pela Editora Giostri, e "A História da Filosofia em 40 filmes", pela Nau Editora, ambos em parceria com Alexandre Costa. No biênio 2012-2104, foi Coordenador do GT de Estética da ANPOF. Em 2015, pela Editora Cobogó, na série de Dramaturgia Brasileira, lançou o livro "Nômades", escrito em parceira com Marcio Abreu. Em 2017, novamente pela Editora Giostri e em parceria com Alexandre Costa, publicou "Labirinto", texto da peça homônima de sua autoria acompanhado por um aparato crítico aproximando teatro e filosofia. Entre agosto de 2018 e agosto de 2020, foi o crítico de teatro do jornal O Globo, onde publicou semanalmente críticas teatrais estruturadas como pequenos ensaios. Esses 77 ensaios breves, antecedidos por uma apresentação-manifesto na qual apresenta o seu próprio conceito de crítica, foram coligidos no livro "Dramaturgias da crítica", publicado em 2021 pela Editora Cobogó. Além desses 6 livros publicados, tem inúmeros ensaios publicados em diversas revistas especializadas.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Viso : Cadernos de Estética Aplicada
Título Anoordem crescente doi Idioma
O corpo a corpo da crítica: do prazer estético como efeito narrativo 2022 10.22409/1981-4062/v29i/445 Português
Sísifo infeliz No intenso agora 2018 10.22409/1981-4062/v23i/272 Português
A arte da crítica: conversa entre um ator japonês e um crítico brasileiro 2016 Português
Muito além do 3D: sobre a verdade apresentacional da imagem cinematográfica 2014 Português
Do anti-ilusionismo brechtiano ao anti-ilusionismo acadêmico: a filosofia como um exercício de postura 2012 Português
Depois do filme, de Aderbal Freire Filho 2011 Português
Herbert Marcuse vai a Paris, Texas 2008 Português
A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti 2008 Português
A ironia trágica de Machado de Assis 2007 Português
Revista: Questão de Crítica
Título Anoordem crescente Idioma
O paradoxo da existência virtual (do teatro) 2020 Português
Ensaio de descolonização do pensamento: fragmentos críticos sobre a peça 'Colônia', de Gustavo Colombini 2018 Português
Dobradinha: crítica da peca 'Tripas', de Pedro Kosovski 2018 Português
A busca do presente: carta sobre a peça 'Há mais futuro que passado', de Daniele Ávila 2018 Português
Moscou é aqui: crítica da peça 'Irina', de Raquel Iantas 2018 Português
Liberdade pela metade: crítica da peça 'O animal que ronda', de Joelson Gusson 2018 Português
A novidade como conceito eurocêntrico 2017 Português
Peça de resistência 2016 Português
Retratos da vulgaridade do lirismo: hebdomadário do processo de criação de Krum 2015 Português
Por que somos tão cavalos? 2015 Português
A tragédia do inconformismo (e o inconformismo da tragédia) 2015 Português
A pulsão rapsódica de Octavio Camargo: crítica do projeto Ilíadahomero 2015 Português
Notas sobre a atualidade da 'estética da fome' 2014 Português
Os Ésquilos de Roberto Alvim e o futuro do drama 2013 Português
Breu: iluminando o problema da autonomia da obra de arte 2013 Português
A teoria da vanguarda de Pedro Brício 2013 Português
Vermelho: um Rotko anti-rothkiano 2013 Português
Ana e o tenente: Camus e a descoberta do absurdo 2011 Português
Revista: ARTEFILOSOFIA
Título Anoordem crescente Idioma
As vísceras da crítica 2020 Português
Revista: Theatre Research International
Título Anoordem crescente doi Idioma
For a New Political Theatre 2017 10.1017/S0307883317000359 Inglês
Revista: Revista Sala Preta
Título Anoordem crescente Idioma
Mão invisível 2016 Português
Revista: Cadernos Benjaminianos
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre uma odisseia por vir: um diálogo filosófico 2013 Português
Revista: Artefilosofia (UFOP)
Título Anoordem crescente Idioma
Tão bizarro quanto uma laranja mecânica: o romance-de-formação de Stanley Kubrick 2010 Português
Revista: Revista Exagium
Título Anoordem crescente Idioma
Notas sobre o efeito de aproximação em Bertolt Brecht 2009 Português
Revista: COMUNICAÇÃO & POLÍTICA
Título Anoordem crescente Idioma
Taxista de elite: notas sobre a posição do narrador no cinema contemporâneo 2008 Português
Os anos de fartura terminaram? Entre o desejo da política e a política do desejo 2008 Português
Revista: Ítaca (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Machado de Assis entre Heidegger e Adorno: notas sobre o problema da autonomia da obra de arte 2007 Português
A segunda vida de Brás Cubas 2007 Português
Hamlet e o complexo de Édipo: o problema da liberdade humana 2003 Português
A questão da autenticidade em Machado de Assis 2002 Português
Heidegger entre o tédio e a angústia 2001 Português
Revista: Fórum Krisis
Título Anoordem crescente Idioma
Pequena defesa da autonomia da obra de arte 2006 Português
Revista: Fênix (Uberlândia)
Título Anoordem crescente Idioma
Estética e política em Machado de Assis 2006 Português
Revista: Ítaca (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Literatura e Hermenêutica: por uma fenomenologia da obra literária 2004 Português