Patrícia Gonçalves Saldanha

Profª Drª Associada 3 e atual Coordenadora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA(2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Atual Pós-doc em COMUNICAÇÃO E CULTURA ( Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

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Publicações

Revista: Comunicacao, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Publicidade Social e sua tipificação : uma metodologia de transformação social 2021 10.18568/cmc.v18i52.2538 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mulheres que não cabem na tela: a (in)visibilidade periférica na publicidade de utilidade pública sobre a Covid-19 2021 10.29146/ecopos.v24i1.27618 Português
Audiovisual, educação e comunidade: Reflexões a partir do filme Geomigrantes 2015 Português
Revista: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación
Título Anoordem crescente Idioma
MULHERES NEGRAS E COVID-19: AS MARCAS DISCURSIVAS DE UMA DUPLA EXCLUSÃO 2020 Português
?A CIÊNCIA DO COMUM?: A TRANSCENDÊNCIA DO BIOS MIDIÁTICO QUE REORDENA AS VINCULAÇÕES COTIDIANAS 2017 Português
Revista: SIGNOS DO CONSUMO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Consumidores conscientes no cenário da moda global 2020 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p112-121 Português
Revista: QUESTÕES TRANSVERSAIS - REVISTA DE EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Publicidade Social de Causa como tática de resgate do direito à vida: refugiados e imigrantes reintegrados no cotidiano da cidade reinventada 2020 Português
Arnaldo Jabor e os revoltosos de um vintém: uma abordagem sobre tensionamentos entre mídia e hegemonia. 2017 Português
Revista: Discursos Fotográficos (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
'Para Além da Superfície da Imagem: Disputa de narrativa por fotógrafos da África' 2020 10.5433/1984-7939 Português
Revista: Eptic On-Line (UFS)
Título Anoordem crescente Idioma
Publicidade Social de Interesse Público (PIP) e engajamento político, uma antítese à Publicidade de Utilidade Pública (PUP) governamental 2019 Português
Revista: RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
Título Anoordem crescente doi Idioma
Pastor Silas Malafaia e o uso estratégico das mídias digitais: o novo púlpito religioso no cotidiano midiatizado 2019 10.29397/reciis.v13i1.1564 Português
A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à Moda Livre 2016 10.29397/reciis.v10i3.1110 Português
Revista: Correspondencias & Análisis
Título Anoordem crescente doi Idioma
Publicidade Social: uma posição brasileira inicial sobre as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação publicitária a partir da apropriação das tecnologias móveis 2018 10.24265/cian.2018.n8.07 Português
Revista: COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A PUBLICIDADE SOCIAL SOBE E DESCE O MORRO: A PESQUISA DO LACCOPS (LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E PUBLICIDADE SOCIAL) APLICADA AO PROJETO PEDAGÓGICO DA AÊ!UFF (AGÊNCIA EXPERIMENTAL DA UFF) 2018 10.13037/ci.vol19n41.5467 Português
Publicidade e Interesse Público: noções articuladas em instâncias normativas do Governo Federal do Brasil 2017 Português
Revista: MÍDIA E COTIDIANO
Título Anoordem crescente doi Idioma
COMUNICAÇÃO É DIREITO HUMANO 2017 10.22409/ppgmc.v11i1.372 Português
INPECC retoma conceito de ?comunidade gerativa? e inicia estudo sobre a área 2016 Português
Revista: Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A ?centralidade? do consumidor e as novas interações com marcas globalizadas 2016 Português
Revista: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas culturais e ?Cinema Para Todos?: reflexões e caminhos possíveis 2015 Português
Revista: Revista Z Cultural (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Publicidade comunitária: uma ferramenta atual de resgate e fortalecimento dos princípios comunitários 2012 Português
Revista: Ciberlegenda (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
?Telecentro: instrumento tecnológico de fortalecimento das atividades humanas.? 2006 Português