Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Univerisitário. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) desta Universidade. Coordenou entre 2011-2013 o Curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES nesta mesma universidade, além de ser o Líder do Núcleo de Pesquisa em Instâncias de Socialização, Políticas Públicas e Movimentos Sociais(Polis-UFF). Coordenou entre 2014 e 2017 o Curso de Especialização em Gestão Escolar MEC/SEB/UFF. Foi Membro do Conselho Municipal de Educação de Niterói (2019-2021) e atualmente integra o Comitê Assessor de Pesquisa da Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UFF (CAP-PROPPI/UFF). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, História da Educação e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Planos, Programas e Ações Políticas, História das instituições educacionais e científicas, Planejamento e Gestão da Educação, Políticas Públicas e Pesquisa Educacional.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: CONCILIUM (BRASIL)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Cenários e desafios para formação de professores para educação profissional e tecnológica 2022 10.53660/CLM-093-113 Português
A escola como uma organização educativa: uma análise a partir do intelectual Anísio Teixeira 2022 10.53660/CLM-103-124 Português
Democracia em tempos de bárbarie: a desigualdadade social e a educação no Brasil 2022 10.53660/CLM-131-150 Português
Revista: INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH
Título Anoordem crescente Idioma
A Study in The Field Of Probability: A Bibliometric Application 2021 Português
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
Impacts caused by COVID-19 on the Brazilian Education sector: An Application of Exploratory Factorial Analysis 2020 10.33448/rsd-v9i11.9771 Inglês
Diretores Escolares do Rio de Janeiro e sua Relação com a Gestão Democrática: a experiência da Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores) UFF/SEB/MEC 2017 Português
Revista: Brazilian Journal of Development
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Refração Política e suas influências na legislação educacional e na gestão dos sistemas de ensino 2020 10.34117/bjdv6n10-29 Português
Percepções do Decreto 6.094/07 (Compromisso Todos pela Educação) entre gestores educacionais do Noroeste Fluminense: um estudo exploratório 2019 10.34117/bjdv5n12-156 Português
O impacto do PNAIC na prática pedagógica de professores da pré-escola de uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro 2019 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017 2020 10.21573/vol36n12020.101107 Português
Revista: Asian Journal of Science and Technology
Título Anoordem crescente Idioma
Political Refraction, Public Policies and Educacional Law in Brazil: beginning of a long discussion 2019 Inglês
Revista: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional 2019 10.5212/retepe.v.4.005 Português
Revista: International Journal of Ressearch Granthallayah
Título Anoordem crescente doi Idioma
ROLE OF GRAPHIC DESIGN FOR THE INNOVATION PROCESS OF AN EDUCATION PROJECT 2019 10.5281/zenodo.2585544 Inglês
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente doi Idioma
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: DO SUL GEOGRÁFICO ÀS EPISTEMOLOGIAS DO SUL 2019 10.5935/reeduc.v16i46.6151 Português
Revista: Revista Expressão Católica
Título Anoordem crescente doi Idioma
POR UMA TEORIA MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: O SISTEMA HOLOSFÉRICO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 2019 10.25190/rec.v8i1.3205 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque 2018 10.22409/mov.v0i9.482 Português
Revista: Conhecimento & Diversidade
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio) e os retrocessos contidos na previsão legal de professores com -notório saber- 2018 10.18316/rcd.v9i19.4189 Português
Revista: Política e Gestão Educacional (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A gestão educacional e a qualidade educacional na LDB: medidas e padrões (nem sempre) congruentes 2018 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10791 Português
Revista: IOSR - JOURNAL OF HUMAN AND SOCIAL SCIENCES
Título Anoordem crescente doi Idioma
The issues of educational quality in brazilian law (1988-2016) 2018 10.9790/0837-2308057783 Inglês
Revista: American Journal of Engineering Research
Título Anoordem crescente Idioma
The formative profile of postgraduates and educational research in Brazil (1890 ? 2016): challenges and potentialities 2017 Inglês
Revista: International Journal of Humanities and Social Science Invention
Título Anoordem crescente Idioma
Outline of a Multidimensional Theory of Learning by Competences: An Essay about the Application of the Holospheric Learning System 2017 Português
Revista: Research, Society and Development,
Título Anoordem crescente Idioma
Diretores Escolares do Rio de Janeiro e sua Relação com a Gestão Democrática: a experiência da Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores) UFF/SEB/MEC 2017 Português
Revista: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
A LDB 20 ANOS DEPOIS: A MP 746 E OS RETROCESSOS CONTIDOS NA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE PROFESSORES COM ?NOTÓRIO SABER? 2017 Português
O DECRETO 6.094/07 E SEU IMPACTO NA GESTÃO EDUCACIONAL DO NOROESTE FLUMINENSE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTORES PÚBLICOS LOCAIS 2016 Português
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (ESCOLA DE GESTORES) UFF/SEB/MEC 2016 Português
Revista: Journal of Research in Humanities and Social Science
Título Anoordem crescente Idioma
The Skepticism and the Dialectic as Instruments of Apprehension of Knowledge: Some Approaches between Descartes and Plato 2017 Inglês
Revista: Revista Práxis (Volta Redonda.Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A pedagogia experimental e a formação de professores (1950-1970): análise de duas experiências didáticas incomuns 2016 Português
Revista: Revista Práxis (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A pedagogia experimental e a formação de professores (1950-1970): análise de duas experiências didáticas incomuns 2016 Português
A pedagogia experimental e a formação de professores (1950-1970): análise de duas experiências didáticas incomuns 2016 Português
Revista: Educacion y Desarollo Social
Título Anoordem crescente Idioma
UM BRASIL DESCONHECIDO: A EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE A PARTIR DE INDICADORES ECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS 2016 Português
Revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da Gestão Democrática no Brasil 2015 Português
Revista: RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas
Título Anoordem crescente Idioma
Os documentos da associação de ex-alunos, funcionários e professores do Colégio Nova Friburgo(CNF): reconstruindo o ideário pedagógico de uma instituição escolar experimental 2014 Português
Revista: Periferia (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO MATRIZES ESTRUTURANTES DO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO: ANALISANDO O CAMPO DO PODER E A REFRAÇÃO POLÍTICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA 2014 10.12957/periferia.2014.17269 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
A REVISTA CURRICULUM(1962-1976): A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO COLÉGIO NOVA FRIBURGO DIVULGADA COMO EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL PIONEIRA 2013 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A Construção da Educação Fluminense e o Centro Educacional de Niterói(1960-1970): o papel de Armando Hildebrand e Myrthes Wenzell 2013 Português
Revista: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
Título Anoordem crescente Idioma
Sobre o Conceito de Refração Política: mais uma Chave dos Segredos das Ciências Humanas 2012 Português
Revista: Dialogia (UNINOVE. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A aplicabilidade dos conceitos bourdieunianos de habitus e campo em uma pesquisa na área da História da Educação 2008 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro nos anos de 1950/1960 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatismo e Desenvolvimentismo no Pensamento Educacional Brasileiro dos anos de 1950-60 2006 Português
Revista: Educação On-line PUC-Rio. Revista do Programa de Pós-Graduação
Título Anoordem crescente Idioma
O Ensino por Unidades Didáticas e a retomada da Pedagogia Herbartiana no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV) 2006 Português
Revista: Springer - Studies in Philosophy and Education
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatism and Developmentalism in Brazilian Educational Thought in the 1950s/1960 2005 Português
Revista: Studies in Philosophy and Education
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatism and developmentalism in Brasilian education thought in the 1950s and 1960s 2005 Inglês