Newton Narciso Pereira

É Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Professor do curso de mestrado profissional em engenharia de produção da UFF e Mestrado Profissional e Montagem Industrial da UFF. É o coordenador geral do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis - CESS e do Núcleo de Estudos em Logística e Sustentabilidade - NELS da UFF. É chefe do Departamento de Engenharia de Produção da EEIMVR.

Finalizou seu pós-doutorado junto ao Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de São Paulo em 2013. É um dos inventores das patente intituladas "Sistema de monitoramento da troca da água de lastro e da qualidade da água de lastro e método para obtenção de dados relacionados à água de lastro sob registro de BR 10 2013 000136-8 DE 03.01.2013, SISTEMA DE CONTENÇÃO DE INCRUSTAÇÃO DE CORAIS EM SISTEMAS OFFSHORE depositada em maio de 2019 e SISTEMA HÍBRIDO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA EM TERRA PARA EMBARCAÇÕES ATRACADAS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS MARÍTIMOS E FLUVIAIS COM A FINALIDADE DE REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES NA ZONA PORTUÁRIA em agosto de 2020. É inventor de mais patentes sobre secagem de minério de ferro, desenvolvimento de uma árvore eólica para geração de energia e um dispositivo para tratamento de água entre outras.

É pós e doutor em Engenharia Naval e Oceânica, Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Engenheiro de Produção pela Universidade Guarulhos e Tecnólogo Fluvial atualmente ênfase em Tecnologia Naval pela Faculdade de Tecnologia de Jahu/UNESP.

Tem-se dedicado a pesquisas na área de impacto ambiental portuário, transporte, logística, operação portuária e descomissionamento/reciclagem de navios e plataformas offshore. É organizador e autor dos livros Água de Lastro: Gestão e Controle publicado pela editora Blucher (2018) e Portos e Terminais: do Planejamento à Operação pela Editora Conceito (2020).

É um dos finalistas do prêmio ANTAQ Sustentabilidade Portuária - 2017 na categoria "Artigo Técnico e Científico". Foi responsável no CILIP pelo desenvolvimento do referencial técnico para Certificação da Alta Qualidade Ambiental Portuária AQUA-PORTOS em conjunto com a Fundação Vanzolini. Participou da elaboração dos dossiês para certificação do projeto conceitual do Terminal Itaoca Offshore localizado no Espírito Santo.

Tem publicado artigos em importantes revistas como Journal Cleaner Production, Marine Pollution Bulletin, Ocean & Coastal Management, Revista Produção e Naval Engineers Journal. É revisor da Ocean & Coastal Management, Ocean Engineering, Supply Chain Management, Marine Pollution Bulletin, Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers - Part M: Journal of Engineering for the Maritime Environment, Aquatic Science and Technology, Maritime Policy & Management, Revista Produção entre outras. 

Participou de diversas conferências no Brasil e no exterior como Green Port Conference em Marselha, International Association Maritime Economist - IAME, Congresso Panamericano de Engenharia Naval - Copinaval. Além disso, ter realizado visitas técnicas em diversos portos no Brasil e no exterior tais como Port of Long Beach The Green Port, Porto de Marselha, Porto de Rotterdam, Porto de Vancouver para análise de gestão ambiental e operacional. Foi palestrante nos congressos Simposio Internacional, 45 Aniversario de inicio de la creación de la Carrera de Ingeniería Naval en la Facultad de Ingeniería Naval, de la U.V. en Veracruz ,México, Simposio Panamericano de Ingeniería Naval, Transporte Marítimo e Ingeniería Portuaria no Peru e Nacional de Ciencia y Tecnologia no Panamá. 

Tem interesse em pesquisas na área de logística e sistemas de transporte, operação portuária, avaliação de impacto ambiental, portos verdes, sustentabilidade marítima e portuária, reciclagem de navios e descomissionamento de plataforma.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA DE GESTAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Título Anoordem crescente doi Idioma
Redução do tempo de resposta aos desabrigados com a utilização de Bases Logísticas Humanitárias (BLHs) compostas por contêineres marítimos adaptados como abrigos temporários 2021 10.5585/geas.v10i1.19494 Português
Revista: Revista de administração da Unimep
Título Anoordem crescente Idioma
NÍVEL DE SERVIÇO ASSOCIADO AO SETOR DE VAREJO: ESTUDO DE CASO EM VOLTA REDONDA 2021 Português
Revista: MARINE POLLUTION BULLETIN
Título Anoordem crescente doi Idioma
Modeling pollutant dispersion scenarios in high vessel-traffic areas of the Lower Amazon River 2021 10.1016/j.marpolbul.2021.112404 Inglês
Experimental and numerical studies of sediment removal in double bottom ballast tanks 2021 10.1016/j.marpolbul.2021.112399 Inglês
Revista: https://doi.org/10.1007/s40868-019-00059-y
Título Anoordem crescente Idioma
A review of the use of LNG versus HFO in maritime industry 2019 Inglês
Revista: Journal of Aquaculture & Marine Biology
Título Anoordem crescente Idioma
Use of Automatic Identification System (AIS) data to study patterns of navigation behavior in the Macapá and Santana / AP / Brazil Ship Monitoring Area (AMN) 2019 Inglês
Revista: Independent Journal of Management & Production (IJM&P)
Título Anoordem crescente doi Idioma
CAN SHIP RECYCLING INCREASE THE BRAZILIAN SCRAP CAPACITY? 2019 10.14807/ijmp.v10i6.1004 Inglês
Revista: Journal of Cleaner Production
Título Anoordem crescente doi Idioma
Can ship recycling be a sustainable activity practiced in Brazil? 2019 10.1016/j.jclepro.2019.03.173 Inglês
Revista: Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
Título Anoordem crescente Idioma
DRONES PODEM SER UMA ALTERNATIVA PARA GESTÃO PORTUÁRIA? 2018 Português
ESTUDO DE CASO NO TERMINAL MARÍTIMO PONTA DA MADEIRA - VALE 2017 Português
Revista: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação de aspectos e atributos de sustentabilidade para priorização de projetos de dragagem em portos 2017 Português
Revista: Ciencia y Tecnologia de Buques
Título Anoordem crescente Idioma
Onshore Reception Facilities for ballast water 2017 Inglês
A diagnostic of Diesel-Eletric Propulsion Ships 2008 Inglês
Revista: Ocean & Coastal Management
Título Anoordem crescente doi Idioma
CHALLENGES TO IMPLEMENTING A BALLAST WATER REMOTE MONITORING SYSTEM 2016 10.1016/j.ocecoaman.2016.07.008 Inglês
Revista: Marine Pollution Bulletin.
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ballast water: A threat to the Amazon Basin 2014 10.1016/j.marpolbul.2014.03.053 Inglês
Onshore ballast water treatment: a viable option to major ports 2012 10.1016/j.marpolbul.2012.07.026 Inglês
Revista: Naval Engineers Journal (Print)
Título Anoordem crescente Idioma
Ship Ballast Tank Sediment Reduction Methods 2013 Inglês
Revista: Fatecnológica (FATEC-JAHU)
Título Anoordem crescente Idioma
Técnicas para Avaliação de um Sistema de Gerenciamento de Água de Lastro 2008 Português
Revista: Produção (São Paulo. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A importância da Tecnologia da Informação na indústria de construção naval: Um estudo de caso. 2007 Português