Nadja Valéria Vasconcellos de Avila

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: microestrutura, aço, laminação a quente, alumínio e conformação mecânica. Desde abril de 2015 atua como Diretora da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da UFF.