Nadja Pattresi de Souza e Silva

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição, atua principalmente nas áreas de Línguística e Língua Portuguesa. Sua área de interesse concentra-se, sobretudo, nos estudos do texto e do discurso, bem como nas pesquisas sobre o ensino de língua materna.Tem experiência na rede pública e privada de ensino, nos segmentos fundamental, médio e superior, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguística. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-coordenadora da Especialização em Língua Portuguesa da UFF. É pesquisadora do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-Rio), membro do grupo de pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (LeiFEn/CNPq) e do Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF). É coautora do projeto Apoema Português, coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil - 2018).