Monica dos Santos Toledo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora da Educação Básica na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual). Coordenadora do projeto de formação de professores "Currículo, Identidade e Diversidade" (2017-atual), vinculado ao Programa Licenciaturas (UFF/Prograd/DPD). 
Cursou Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (2010) e Especialização (Lato Sensu) em Psicopedagogia no Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). 

Atuou como formadora Estadual do PNAIC Rio de Janeiro - Programa Alfabetização na Idade Certa - MEC/UFRJ (2017-2018) e como professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal pela rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2012-2015). Também tem experiências na gestão escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF (2019-atual) e como Orientadora Pedagógica em escolas da rede municipal de Maricá (2012-2016) e São Gonçalo (2011-2012). Atuou ainda, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Niterói (2009-2010) e como professora da Educação Especial/Inclusiva no município de Maricá (2007-2012).

Áreas de interesse: Formação de professores; Didática e práticas pedagógicas na Educação Básica; Inclusão em Educação.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF