Monclar Guimarães Lopes

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É coordenador da disciplina "Introdução à Semântica" do Curso de Letras da Fundação Cecierj. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL. É autor de artigos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos e de materiais para EAD. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa. Site profissional: https://www.professores.uff.br/monclarlopes/

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Odisséia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Linguística Funcional Centrada no Uso: teoria, método e aplicação 2022 10.21680/1983-2435.2022v7nespecialid28489 Português
Variação construcional e/ou competição pelo uso 2022 10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID27385 Português
Desafios teóricos e empíricos na Linguística Funcional Centrada no Uso 2019 10.21680/1983-2435.2019v4nesp.id17787 Português
Revista: CONFLUÊNCIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Propriedades coesivas e semânticas da construção complexa [com isso]conector à luz da linguística funcional centrada no uso 2022 10.18364/rc.2022n62.521 Português
A formação do subesquema argumental causativo no português brasileiro 2018 10.18364/rc.v1i54.213 Português
Revista: DOMÍNIOS DE LINGU@GEM
Título Anoordem crescente doi Idioma
Um estudo sobre a construção [por X tempo] à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso: sintaxe e aspecto 2021 10.14393/DL48-v15n4a2021-7 Português
Revista: Sede de ler
Título Anoordem crescente Idioma
Por uma reanálise do lugar da gramática normativa e teórica em uma abordagem linguística centrada no eixo uso-reflexão-uso 2021 Português
Revista: REVISTA SOLETRAS
Título Anoordem crescente doi Idioma
As construções conectoras [com isso] e [como se não bastasse (x)] na promoção da coesão híbrida: um estudo centrado no uso 2021 10.12957/soletras.2021.55575 Português
Construcionalidade: uma proposta de aplicação sincrônica 2019 10.12957/soletras.2019.36318 Português
Revista: Revista Gatilho (PPGL/ UFJF. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Variação construcional em estruturas argumentais transitivas com o verbo cessar: um estudo centrado no uso 2020 10.34019/1808-9461.2020.v18.27271 Português
Revista: Revista Linguística
Título Anoordem crescente doi Idioma
A emergência do padrão causativo [Xagente V.COM Yafetado] e seus efeitos para a expansão da rede de construções transitivas do português brasileiro contemporâneo 2019 10.31513/linguistica.2019.v15n2a19326 Português
Revista: Diadorim (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A construção transitiva prototípica e a construção transitiva causativa no português: um caso de variação construcional? 2019 10.35520/diadorim.2019.v21n2a24374 Português
Revista: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Encapsulamento anafórico: definição e tipologia 2019 10.5935/1980-6914/letras.v21n2p70-87 Inglês
Revista: Revista Policromias
Título Anoordem crescente Idioma
ANÁLISE DE ?UM LUGAR AO SOL?, DOCUMENTÁRIO DE GABRIEL MASCARO, À LUZ DA SEMIÓTICA TENSIVA 2017 Português
Revista: ArRedia
Título Anoordem crescente doi Idioma
A pretensa objetividade e imparcialidade da narrativa jurídica simples 2017 10.30612/arredia.v6i10.5521 Português
Revista: Entrepalavras
Título Anoordem crescente Idioma
TRANSITIVIZAÇÃO DE SUMIR E DESAPARECER NO PORTUGUÊS: UM CASO DE CONSTRUCIONALIZAÇÃO LEXICAL 2017 Português
Revista: Icarahy
Título Anoordem crescente Idioma
Autoria e circulação de textos produzidos na escola: uma proposta aplicada 2009 Português