Martha de Mello Ribeiro

Martha Ribeiro é encenadora, ensaísta e pesquisadora das artes da cena. É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) e do Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999), Mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008), com período sanduíche na Università di Torino no DAMS. Possui Doutorado em Teoria e História Literária - Unicamp (Capes/2008), com Doutorado sanduíche na Università di Torino, (Fapesp/2008). Possui Pós-Doutorado pela Unicamp em teatro (Fapesp/2009) e pela Università di Bologna (Capes/2016).É coordenadora do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, com a pesquisa cênica "Retratos e Paisagens como dispositivos da cena autoficcional". O Laboratório participa da Rede de Pesquisa, DIÁLOGOS - REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA (DGP-CNPQ). Desenvolve atualmente a pesquisa Escritas do corpo: a estética do íntimo na cena contemporânea. Publica artigos sobre a cena contemporêna nos periódicos: Sala Preta (USP), Urdimento (URGS), Arte&Ensaio (UFRJ), O Eixo e a Roda (UFMG), Estudos da Presença (UFRGS) entre outras. Criou em 2020 o Projeto Internacional Conversas de Laboratório com a América Latina: Cenários do Sul, plataforma digital de interações decoloniais para novos futuros. É autora do livro ?Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba? (Perspectiva/Fapesp, 2010). No prelo pela Editora Huicitec, o livro "Realismo Sedutor, o corpo-teatro e a invenção de realidades" (2022).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades
Título Anoordem crescente Idioma
TERRITÓRIOS DISRUPTIVOS: O CORPO-TEATRO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO 2021 Português
Revista: ART RESEARCH JOURNAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Refazer o corpo, esculpir afetos ou o que aprendemos com Antonin Artaud 2021 10.36025/arj.v8i1.21918 Português
'O GESTO DO OLHAR DO ESPECTADOR CONTEMPORÂNEO: nem santo nem bode, emancipado 2017 Português
Revista: Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cenicas
Título Anoordem crescente doi Idioma
Processos criativos em Laboratório: A produção de intimidade no território disruptivo do tecnovívio 2021 10.5965/1414573103422021e0118 Português
Revista: AMERIKA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Entre escritas e usos dos corpos: a decolonização dos afetos no, através e além do teatro 2021 10.4000/amerika.12539 Português
Revista: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras
Título Anoordem crescente doi Idioma
A escolha política de Medeia um levante esquecido contra o Sistema de Representação Heterossexual (SRH) 2021 10.20396/pita.v11i2.8667109 Português
O treinamento do ator no laboratório de criação e investigação da cena contemporânea a respiração como escultora de afetos 2019 Português
Revista: arte e filosofia
Título Anoordem crescente Idioma
A autoficção como tentativa de insurreição dos corpos ou o que aprendemos com Antonin Artaud: refazer o corpo, esculpir afetos 2020 Português
Revista: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Título Anoordem crescente doi Idioma
Teatros do real e a abertura da representação 2020 10.5965/1414573101372020344 Português
Revista: Dramaturgia em foco
Título Anoordem crescente Idioma
Quando se é alguem 2019 Português
Revista: Estudos Avançados
Título Anoordem crescente Idioma
Os gigantes da montanha e o semblante do real 2018 Português
Revista: SALA PRETA (USP)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Corpos sublimes: o teatro-festa de Pippo Delbono Il vangelo della teatralità 2018 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p313-327 Português
Revista: Urdimento (UDESC)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Battlefield ou a conversa-dança em volta do fogo: o -teatro de menos- de Peter Brook. 2017 10.5965/1414573102292017092 Português
Um teatro feito da matéria dos sonhos: Os gigantes da montanha e o Grupo Galpão 2015 10.5965/1414573101242015186 Português
Textualidades Contemporâneas: o realismo sedutor e sua configuração na dramaturgia brasileira 2013 Português
O último Pirandello e sua Personagem-Atriz 2011 Português
Pirandello encena Sei personaggi in cerca d?autore? 2009 Português
Revista: O EIXO E A RODA (UFMG)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Teatro contemporâneo brasileiro: a narrativa como estratégia ao real: Batistério e O pão e a pedra 2017 10.17851/2358-9787.26.1.85-102 Português
Revista: Arte & Ensaio (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Mas, afinal, quantos somos nós? Entre o ensino universitário e a criação teatral amadora. 2016 Português
Revista: Questão de Crítica
Título Anoordem crescente Idioma
O tempo em desalinho: Estudo sobre a natureza do tempo no Livro XI das confissões de Agostinho 2015 Português
Revista: Sala Preta
Título Anoordem crescente doi Idioma
Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l?envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson 2015 10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163 Português
Espanto e Reconhecimento na peça didática ?A decisão?: tentativas para entrever o modo de experiência do espectador no teatro contemporâneo 2014 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO]
Título Anoordem crescente Idioma
Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição 2014 Português
Revista: Cena. UFRGS
Título Anoordem crescente Idioma
'PIRANDELLO CONTEMPORÂNEO: um estudo para análise da dramaturgiapirandelliana a partir da cena 2013 Português
Revista: Poiésis (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Memória e experiência no trabalho do performer: o Workcenter de Grotowski e Thomas Richards. 2013 Português
RESENHA CRÍTICA DO ESPETÁCULO ?ECLIPSE? DO GRUPO GALPÃO 2012 Português
Pirandello, autobiografia e teatro: um diálogo possível 2008 Português
O que faz de uma obra um clássico? 2008 Português
Introdução a Hermenêutica: uma análise do texto em Nietzsche, Freud, Marx de Foucault 2005 Português
Lúmorismo cupo: uma introdução ao universo da personagem humorística pirandelliana 2004 Português
Revista: Repertório: Teatro & Dança (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Realismo SEdutor ou o retorno do real na cena contemporânea 2012 Português
Revista: Manuscrítica (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Pirandello e o Teatro: para uma gênese dos Seis Personagens a Procura do Autor 2012 Português
Revista: Revista USP
Título Anoordem crescente Idioma
Marta Abba, a vamp virtuosa do último Pirandello 2011 Português
Revista: Estudio
Título Anoordem crescente Idioma
Pirandello na Linguagem de Cena 2010 Português
O teatro autobiografico do ultimo Pirandello 2010 Português
Revista: Memória Abrace Digital
Título Anoordem crescente Idioma
Os ?Seis personagens? na escritura cênica de Anatoli Vassiliev 2010 Português
Revista: Graphos (João Pessoa)
Título Anoordem crescente Idioma
O confronto entre ator e personagem em Pirandello 2010 Português
Revista: Contexto (UFES)
Título Anoordem crescente Idioma
O confronto entre ator e personagem em Pirandello 2010 Português
Revista: Serafino (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Marta Abba, uma atriz pirandelliana 2009 Português
Marta Abba: a vamp virtuosa de Pirandello 2008 Português
Revista: Scripta UNIANDRADE
Título Anoordem crescente Idioma
A dramaturgia (en)cena: a escritura de uma teatralidade 2006 Português
Revista: Folhetim (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
O amor de Fedra 2006 Português
Revista: Territórios e Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
O amor de Fedra 2005 Português
Revista: Arte em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
A personagem dramática em Pirandello: l'umorismo cupo 2005 Português
Revista: O PERCEVEJO (UNIRIO)
Título Anoordem crescente Idioma
Do Drama ao Naturalismo: o percurso da personagem antropomórfica até sua crise 2004 Português