Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização e Estudos Bakhtinianos. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas ATOS UFF, onde desenvolve estudos relacionados ao Círculo de Bakhtin.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Por que rimos das crianças? 2021 10.26512/lc27202135191 Português
Revista: Revista Indagações em Educação (I&E
Título Anoordem crescente Idioma
ADULTOS DE TRADIÇÕES DISCURSIVAS ORAIS E OS ESTUDOS DE SUAS RACIONALIDADES: UMA LEITURA CRÍTICA 2021 Português
Revista: Pratiche Linguistiche e Analisi di Testi
Título Anoordem crescente Idioma
Nella scrittura scientifica, la persistenza dell?alterità 2020 Italiano
Revista: Periferia (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente doi Idioma
ALTERIDADE E DIÁLOGO EM MIKHAIL BAKHTIN E O CÍRCULO ENTREVISTA COM MARISOL BARENCO DE MELLO 2020 10.12957/periferia.2020.45854 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Quem é o ingênuo, afinal? 2019 Português
A Infância em Cronotopos: migração, territórios e enunciação infantil 2018 Português
A aprendizagem como ação mediada: revisitando coceitos socioculturais 2012 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
CON O SENZA CORRIMANO? 2019 Português
TANTAS MÃOS: EDUCAR É MAIS QUE CONDUZIR, É DAR-SE AS MÃOS 2019 Português
QUESTÕES BAKHTINIANAS PARA UMA HETEROCIÊNCIA HUMANA 2013 Português
Revista: Noria Investigación Educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Autorías infantiles - amor en tiempos de escuela. Entrevista con Marisol Barenco de Mello 2018 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação em Geografia
Título Anoordem crescente Idioma
CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: lógicas e autorias infantis 2017 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Quando perdemos a confiança na linguagem? 2017 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
'TINHA CEBOLA DESMAIADA': BAKHTIN E O PESQUISAR COM 2016 Português
CONSTELAR: APRENDENDO O EXERCÍCIO DE UMA HETEROCIÊNCIA 2016 Português
Por que falar de amor é um ato revolucionário? 2016 Português
Revista: Fractal: Revista de Psicologia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades 2015 10.1590/1984-0292/1341 Inglês
Revista: Geograficidade
Título Anoordem crescente Idioma
Pelos caminhos da cartografia na idade média: o Ebstorf Mappa Mundi como objeto cultural / On the track of cartography from the middle ages: the Ebstorf Mappa Mundi as a cultural object 2013 Português
Revista: Novedades Educativas
Título Anoordem crescente Idioma
SALIDAS DE CAMPO: CUANDO EL CONOCIMIENTO SE DESBORDA DE LA ESCUELA 2013 Português
Revista: Educação & Imagem (UERJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma Crítica aos Combinados. 2011 Português
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
INCLUSÃO OU DIÁLOGOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS 2011 Português
CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO 2004 Português
Revista: A Página da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
AUTORIAS INFANTIS: O brincar como exotopia 2011 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos de 1990 2009 Português
Ruptura escolar e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990 2009 Português
O Lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes 2003 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Metáforas de professores sobre a educação escolar: matérias-primas, operários e sua missão 2005 Português
Revista: Educação e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Rastros: dizendo sobre os fazeres/dizeres 2001 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)
Título Anoordem crescente Idioma
Re-lendo Luria: os limites de uma perspectiva 2001 Português