Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação em Ciências e Biologia principalmente nos seguintes temas: cultura e formação de professores, espaços não formais e a educação em ciências, pedagogias culturais e estudos culturais. Desde 2016, vem se aproximando do campo de estudos das doenças raras - em diálogo com os estudos de deficiência, os estudos culturais, os estudos sobre narrativas, biografias e relatos de vida - a partir da aproximação e atuação em uma associação de pacientes. Nessa direção vem aprofundando discussões relativas às políticas públicas para pessoas com doenças raras, com especial interesse nas questões relacionadas ao ativismo por parte de pacientes e seus familiares. Ainda nessa dimensão, tem se aproximado também do campo da bioética e das biopolíticas como uma das possibilidades de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as dimensões postas a partir do avanço científico, das novas tecnologias em saúde, principalmente daquelas oriundas da genética molecular. Com especial atenção em investigar e registrar os múltiplos sentidos que são produzidos por parte dos pacientes e de seus cuidadores no encontro e no enfrentamento na intersecção de tantos campos e questões.