Maria Teresa Esteban do Valle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006, e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd, no biênio 2008/2010. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Teias (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Silenciamento e diálogo na avaliação escolar 2021 10.12957/teias.2021.52977 Português
Cotidianos, políticas e avaliação 2018 10.12957/teias.2018.37619 Português
Entrevista com Jussara Hoffmann 2018 10.12957/teias.2018.37616 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos 2021 10.1590/0104-4060.78253 Português
Revista: PEDAGOGIA Y SABERES
Título Anoordem crescente doi Idioma
(Trans)Formar: desafio freireano para a formação docente 2021 10.17227/pys.num56-13114 Português
Revista: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência 2020 10.7213/1981-416X.20.065.DS05 Português
Revista: SÉRIE-ESTUDOS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular 2019 10.20435/serie-estudos.v20i52.1355 Português
Revista: Momento (Rio Grande)
Título Anoordem crescente Idioma
MAIS UMA VEZ E SEMPRE: CONVERSAS COM PROFESSORAS 2016 Português
Revista: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Título Anoordem crescente Idioma
Um olhar para a alfabetização a partir dos exames nacionais 2015 Português
Revista: REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Cadernos Pedagógicos para a Pré-escola: algumas questões sobre avaliação da aprendizagem e alfabetização para as classes populares 2015 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular 2015 10.1590/0104-4060.41452 Inglês
Revista: AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título Anoordem crescente Idioma
A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR 2014 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar 2012 10.1590/S1413-24782012000300005 Inglês
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Provocações para pensar em uma educação outra. Conversas com Carlos Skliar 2012 Português
Nossas redes, nossas tranças, nossos trançados... 2012 Português
ENCONTROS E DESENCONTROS NO COTIDIANO ESCOLAR 2009 Português
Revista: Sísifo - Revista de Ciências da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância 2009 Português
Revista: Revista lusófona de educação
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola 2009 Português
Revista: Nuevamerica
Título Anoordem crescente Idioma
Provinha Brasil: reeditando a velha confusão entre avaliação e exame 2008 Português
Revista: Novedades Educativas
Título Anoordem crescente Idioma
¿Qué escuela democrática queremos construir? 2008 Espanhol
Revista: Revista Portuguesa de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação 2008 Português
Sala de aula - dos lugares fixos aos entre-lugares fluidos 2006 Português
Revista: Cadernos do CEDES (UNICAMP)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Popular: desafio à democratização da escola pública 2007 Português
Repensando o fracasso escolar 1992 Português
Revista: Saberes e Fazeres Educativos
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação: das inquietações às possibilidades 2007 Português
Revista: Revista de Educação. AEC
Título Anoordem crescente Idioma
É possível des-construir e re-construir a concepção e a prática vigentes de avaliação na escola? 2005 Português
Revista: Perspectiva (Florianópolis)
Título Anoordem crescente Idioma
Escolas que somem: reflexões sobre escola pública e educação popular 2004 Português
Revista: A Página da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Afinal, onde está a escola? 2002 Português
Aprovação: instrumento de democratização da escola 2001 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano 2002 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Muitos pontos de partida, muitos pontos de chegada - a heterogeneidade no cotidiano escolar 2002 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas
Título Anoordem crescente Idioma
Pesquisa e formação de professores: laços e nós de experiências vividas 2000 Português
Revista: Tecnologia Educacional
Título Anoordem crescente Idioma
Exigências democráticas/Exigências pedagógicas: Avaliação 2000 Português
Revista: Proposta
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação: face escolar da exclusão social? 2000 Português
Revista: Presença Pedagógica
Título Anoordem crescente Idioma
Desafios escolares para a prática de avaliação 1999 Português
Uma avaliação de outra qualidade 1996 Português