Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ). Atua na formação de inicial (Pedagogia) e continuada (extensão) de professores com ênfase nas discussões sobre educação, infância, bebês, crianças; processos educativos na Educação Infantil [creches e pré-escolas]; formação do leitor e leitura literária com bebês e crianças pequenas; organização, seleção, planejamento, ampliação, de espaços de livro e leitura na Educação Infantil; observação, registro e documentação na Educação Infantil. Leciona disciplinas Educação Infantil; Tópicos especiais em Educação Infantil, Pesquisa e Prática Educativa em Educação Infantil. Editora Executiva da RevistAleph, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: HUMANIDADES & INOVAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
DOCÊNCIA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES E MOVIMENTOS A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE FORMAÇÃO 2021 Português
Revista: Revista Em Aberto - INEP
Título Anoordem crescente Idioma
Bibliografia comentada sobre linguagens artísticas e expressivas das crianças pequenas 2021 Português
Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
?É preciso incluir os bebês!? Sentidos e apostas no diálogo com mulheres - mães 2021 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente doi Idioma
-PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS PARA BRINCAR MUITO!- Entrevista com Sonia Kramer 2020 10.12957/riae.2020.51073 Português
Editorial 2020 10.12957/riae.2020.51022 Português
Revista: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
-Pode deixar rasgar?- Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche 2020 10.4013/edu.2020.241.09 Português
Revista: FRONTEIRAZ
Título Anoordem crescente doi Idioma
Literatura, ética e alteridade. Seis proposições para a formação do leitor Literature, ethics and otherness. Six propositions for the formation of the reader 2019 10.23925/1983-4373.2019i22p114-130 Português
Revista: Revista Extensão
Título Anoordem crescente Idioma
CULTURA DA PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE PERIÓDICO ACADÊMICO: O NÚMERO ESPECIAL DE 2018 DA REVISTALEPH 2019 Português
Revista: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A abordagem Pikler: educação infantil 2019 10.5007/1980-4512.2019v21n39p166 Português
Revista: Revista Veras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Por uma narrativa dos gestos: os bebês e a subversão da sacralidade do livro 2019 10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art336 Português
Revista: ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Onde estão os bebês? reflexões para sua construção conceitual a partir de um debate interdisciplinar 2019 10.22478/ufpb.2447-9837.2019v1n8.40759 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente doi Idioma
NHEM, NHEM, NHEM, NHEM A BRINCADEIRA COM A LINGUAGEM COMO DESVIO NO ENCONTRO DOS BEBÊS COM OS LIVROS 2019 10.22195/2447-5246029168 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA E ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 10.20500/rce.v13i26.14357 Português