Marcos Tadeu von Lutzow Vidal

Possui mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em redes de computadores pela COPPE/UFRJ. - Programa de Engenharia Elétrica (1994).
Professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF desde 1988 e Mestre em Engenharia Elétrica
Participou no GT-RH (www.pop-rs.rnp.br/gtrh/uff.html) da elaboração do primeiro curso destinado a formação dos técnicos de operação da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), tendo ministrado aulas para a primeira turma em janeiro de 1996.
É o responsável pelos seguintes cursos de extensão da UFF: Curso Prático sobre Administração de Estações Unix; Curso Prático sobre TCP/IP e Unix para Servidores Internet; Formação de Gerentes de Segurança em Redes de Computadores e Acesso Internet.
Participou do projeto de teste de compatibilidade de equipamentos roteadores e do projeto piloto de implantação da rede Frame-Relay da Telerj (1999).

Planejou, desenvolveu e implantou provedores de acesso internet, assim como sistemas de acesso e utilização profissional da Internet em ambientes corporativos, possibilitando economia e aumento na eficiência do contato entre vendedores/clientes/parceiros/filiais/escritórios e as empresas, através de sistemas seguros (VPN, Alta disponibilidade com 6 noves, etc).

Ministrou cursos de atualização/extensão e prestou consultoria em âmbito nacional em assuntos relacionados a Redes Locais, TCP/IP, Segurança de Informação e Administração UNIX/Linux.
Dentre as empresas em que atuou, pode-se citar Alunorte, Anapp, Ancar, AT&T, BrasilCenter, Caixa, CFET/Paraná, CMB, CVM, Clin, DSCard, Essilor, Estasa, Firjan, Furnas, IBM, Icatu Hartford, Módulo, Petrobrás, Rede Globo, Refinaria de Manguinhos, Sita, Supervia, Telerj/Telemar, UFES, dentre outras.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF