Marcos Marques de Oliveira

Doutor em Educação Brasileira (UFF), com estágio pós-doutoral em Sociologia Política (UENF/Darcy Ribeiro). Possui ainda os seguintes títulos: Mestrado em Ciência Política (UFF), Bacharelado em Ciências Sociais (UFF) e Bacharelado em Comunicação Social (Faculdade Pinheiro Guimarães).

Tem experiências profissionais nas áreas de Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Responsabilidade Social Empresarial, Docência no Ensino Superior e Gestão Acadêmica.

Atualmente é Professor Associado da UFF, responsável pelas disciplinas de Sociologia do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Também é docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPG-Educação da FEUFF), vinculado à linha de pesquisa "Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática" (IJED) e ao Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA).

Na UFF, trabalhou na Chefia do Departamento de Educação do IEAR, entre 2011-2015, e na Coordenação do PPG-Educação da FEUFF, entre 2015-2019. Foi, ainda, membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), entre 2017 e 2020, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPPI/UFF), coordenando a Área de Ciências Humanas (2019-2020), e integrante, entre 2019 e 2021, do Conselho Universitário (CUV-UFF).

Atualmente, executa as seguintes funções administrativas: membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Humanas, Letras, Artes e Linguística (CEP/Humanas) da UFF; e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFF) - com atuação nas Câmara Reunidas de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Possui estudos sobre: Sociologia da Educação; Educação do Campo; Ensino Privado; Florestan Fernandes, José de Souza Martins e a Escola Paulista de Sociologia.

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Publicações

Revista: Revista da Associação Portuguesa de Sociologia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Visões do inferno. A sociabilidade do ?homem comum? brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho Franco 2021 10.30553/sociologiaonline.2021.26.2 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
METAMORFOSES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA -FORMAÇÃO DE ELITES- AO -PRAGMATISMO DESENFREADO- - Entrevista com Afrânio Catani 2020 10.22409/mov.v7i14.45742 Português
Revista: Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP
Título Anoordem crescente doi Idioma
FLORESTAN FERNANDES E O DILEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO 2020 10.34024/pensata.2020.v9.10538 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação do Campo
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação do Campo e Agroecologia: possibilidades de articulação a partir da identidade e diversidade em suas concepções e práticas 2019 10.20873/uft.rbec.v4e6701 Português
Revista: Revista SODEBRAS
Título Anoordem crescente Idioma
Juventude rural e pedagogia da alternância 2015 Português
Revista: Revista Virtual En_Fil [Encontros com a Filosofia]
Título Anoordem crescente Idioma
Uma vida dedicada à educação popular: entrevista com o Padre Firmino Costa Martins 2015 Português
Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu 2015 Português
Revista: Olhares Sociais
Título Anoordem crescente Idioma
O PROFESSOR FLORESTAN E A CONSTITUINTE: A POLÍTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA 2014 Português
Revista: Boletim Observatório Jovem
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens e Educação no Campo: por uma política de reconhecimento dos movimentos sociais campesinos 2014 Português
Revista: En_Fil - Encontros com a Filosofia
Título Anoordem crescente Idioma
Florestan Fernandes e o mito da democracia racial brasileira 2014 Português
Revista: Revista Virtual En_Fil
Título Anoordem crescente Idioma
Marxismo e pensamento social brasileiro: as contribuições de Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes 2013 Português
Revista: Achegas.net
Título Anoordem crescente Idioma
O 'professor' Florestan e as lições que o PT esqueceu 2005 Português
O projeto político-pedagógico da terceita via 2003 Português
Revista: Universidade e Sociedade (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
O que querem os empresários educacionais do governo Lula? 2004 Português
A mercantilização dos direitos e os novos dilemas da educação brasileira 2003 Português
Revista: Educacao (UFAL)
Título Anoordem crescente Idioma
Democracia contra capitalismo - a renovação do materialismo histórico 2004 Português
Revista: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização de ensino 2004 Português
As origens da educação no Brasil da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino 2004 10.1590/S0104-40362004000400003 Inglês
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
A interiorização do ensino superior privado e a privatização do público 2003 Português
Revista: Interface. Comunicação, Saúde e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino 2001 Português
Revista: Antropolítica (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
A interdisciplinaridade e suas (im)pertinências 1999 Português