Marcos Kalinowski

Professor do quadro principal do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), membro permanente e integrante da comissão do programa de Pós-graduação em Informática. Doutor e mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e graduado em Ciência da Computação pela UFRJ. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Software, principalmente com pesquisas relacionadas a Engenharia de Software Experimental e Qualidade de Software. Tem publicado regularmente em periódicos e conferências renomados (e.g., Empirical Software Engineering, IEEE Software, ICSE, ASE, ESEM, EASE). É membro do corpo editorial do Journal of Systems and Software, um dos principais periódicos da área de Engenharia de Software e tem atuado como revisor de outros periódicos renomados (e.g., IEEE Software, IEEE Transactions on Software Engineering, Information and Software Technology). Tem atuado também como membro de comitê de programa de diversos eventos (e.g., ESEM, EASE, EuroMicro SEAA, PROFES, SBES) . Tem sido escolhido para presidir comitês científicos nacionais e internacionais (e.g., ESEM Industrial Track PC chair, PROFES Short Paper PC chair, CIBSE General PC chair). Coordenou e participou de projetos de pesquisa, captando importantes recursos junto a editais de diferentes órgãos de fomento (como CNPq Universal, FAPERJ PRONEM, entre outros). É membro do ISERN (International Software Engineering Research Network), principal comunidade de pesquisa internacional em Engenharia de Software Experimental, representando a PUC-Rio. Possui parcerias internacionais de pesquisa (e artigos publicados) com professores de universidades renomadas, com destaque para a Vienna University of Technology (Austria), a Technische Universtät München (Alemanha) e a University of Stuttgart (Alemanha), entre outras.

Adquiriu ampla experiência na indústria antes de se dedicar exclusivamente à academia, incluindo 9 anos como diretor de uma empresa desenvolvedora de software. Possui também experiência em transferência de tecnologia para a indústria, tendo fornecido serviços especializados, consultorias e treinamentos para empresas públicas e privadas de diferentes portes, tanto dentro do país quanto fora. Atuou como avaliador líder do MPS-SW e liderou e/ou participou da avaliação de processos de engenharia de software de mais de 20 empresas Brasileiras.

Atualmente coordena o grupo de pesquisa em Engenharia de Software Experimental e Aplicada do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio. Mais informações podem ser encontradas em http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF