Marcia Marques de Queiroz Carvalho

Doutora em Planejamento Energético pelo PPE, COPPE, UFRJ na linha de pesquisa Energia e Meio Ambiente (2011), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ, UFRJ na linha de pesquisa Conforto Ambiental (2001) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUSS (1988). É autora do livro AutoCAD 2016 para iniciantes - Comandos básicos e exercícios de referência. Desde 2002 é professora da Universidade Federal Fluminense e leciona disciplinas de desenho técnico na prancheta e em softwares de desenho para alunos de graduação em Desenho Industrial, Arquitetura e Engenharia. Tem experiência na área de arquitetura imobiliária, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura de edificações comerciais, residenciais, de interiores, paisagismo e eficiência energética em edificações. É pesquisadora com interesse em tecnologia educacional, inovação pedagógica e metodologia do Projeto em Design de Interiores para inovação social e sustentabilidade. Defende o papel do designer de interiores como um design universal, abordando o usuário, o edifício, a comunidade e o ecossistema como algo único, socialmente responsável e comprometido com o bem comum e a inclusão de soluções para o mundo real.