Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ. Já atuou como coordenadora e supervisora de estágios em Psicologia Clinica. Atualmente é Lider do Grupo de Pesquisa O Cuidado à pessoa com Deficiencia na formação Profissional, com a pesquisa: Cuidado e Inclusão na formação profissional e coordena o grupo de Pesquisa na SPCRJ como o tema: "Intersubjetividade, Corpo e Cultura". Entre 2010 e 2015 coordenou o grupo de Pesquisa "Psicanalise , Intersubjetividade e Corpo:uma investigação sobre o adoecimento humano na perspectiva da psicossomática psicanalítica. Professora convidada no Programa de Pós graduação em Transtornos Alimentares na PUC- RJ. Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família-AIPCF e Membro Efetivo e Supervisora da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro-SPCRJ. Membro da Comissão de Publicação e Biblioteca e Editora da Revista Cadernos de Psicanálise da SPCRJ( qualis capes B1). Tem experiência clínica e docencia em Psicologia Clinica, Teoria Psicanalítica e Psicossomática, Saúde da Mulher, Transtornos alimentares, Terapia Familiar e de Casal. Dentre as disciplinas que ministra estão, principalmente, as áreas de: Saude Cultura e Deficiencia; Psicossomática e Psicologia Hospitalar.