Mara Sizino da Victoria

Psicóloga, Mestre em Psicologia (UGF-2004) e Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ-2014). Com 19 anos de experiência docente em ensino superior, atualmente é professora Adjunta IB 40h, dedicação exclusiva, da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Campus Universitário de Rio das Ostras/RJ (UFF-CURO), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Departamento de Psicologia. É filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e à Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo). Nas atividades de ENSINO, leciona disciplinas na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia. Atua também como supervisora de estágio no Serviço de Psicologia Aplicada (UFF-SPA) na área de avaliação psicológica infantil. Especificamente, em PESQUISA, interessa-se por desenvolvimento e adaptação de instrumentos psicológicos na área da psicologia das emoções; viés atencional de transtornos de ansiedade; medidas Implícitas. É responsável pelo projeto de pesquisa: "O uso da literatura como recurso no processo de avaliação psicológica infantil" na UFF. Coordena o projeto de desenvolvimento acadêmico na UFF "Investigando o constructo socioemocional através de histórias infantis". Coordena o LAPi, projeto de EXTENSÃO intitulado "Laboratório de Avaliação Psicológica Infantil" na UFF, que promove: cursos de atualização em avaliação psicológica e treinamento de aplicação, apuração e interpretação de testes psicológicos psicométricos, projetivos/expressivos. O LAPi também promove a ação de produção e contação de histórias de conteúdos socioemocionais para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental em escolas municipais de Rio das Ostras/RJ, Macaé/RJ, CAPSi, CRAS, Programa Saúde na Escola (PSE) e Fundação de Cultura da cidade de Rio das Ostras/RJ. As principais áreas de interesse são: Avaliação Psicológica, Psicometria, Literatura infantil. Contato: marasizino@yahoo.com.br / marasizino@id.uff.br / ORCID - https://orcid.org/0000-0002-7382-2529

Plataforma Lattes

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação Psicológica Infantil 2022 Português
Revista: Global Academic Nursing Journal
Título Anoordem crescente doi Idioma
Atenção e memória de enfermeiros intensivistas: repercussões na segurança do paciente 2021 10.5935/2675-5602.20200067 Português
Interruptions in the activities of intensive care nurses: cognitive repercussions on the professional and patient safety 2020 10.5935/2675- 5602.20200039 Inglês
Revista: Revista Aquila
Título Anoordem crescente doi Idioma
Rorschach para deficientes visuais: apresentação de pranchas e instruções adaptadas 2021 10.17648/revista-aquila.v1i24 Português
Revista: EUROPEAN NEUROPSYCHOPHARMACOLOGY
Título Anoordem crescente doi Idioma
Difficulty in disengaging attention from washing stimuli in obsessive-compulsive disorder 2018 10.1016/j.euroneuro.2017.10.010 Inglês
AN INTERIM ANALYSIS OF A DOUBLE-BLIND SHAM-CONTROLLED STUDY ON THE ACUTE EFFECTS OF TRANSCRANIAL DIRECT CURRENT STIMULATION IN OBSESSIVE-COMPULSIVE DISORDER 2018 10.1016/j.euroneuro.2017.10.002 Inglês
Revista: Encontro (Santo André)
Título Anoordem crescente Idioma
Níveis de ansiedade e depressão em graduandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 2013 Português
Revista: COMPREHENSIVE PSYCHIATRY
Título Anoordem crescente doi Idioma
Symptom-specific attentional bias to threatening stimuli in obsessive-compulsive disorder 2012 10.1016/j.comppsych.2011.12.005 Inglês
Revista: ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY (SÃO PAULO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O Teste de Associação Implícita no transtorno obsessivo-compulsivo (TAI-TOC): consistência interna e correlações com medidas explícitas 2011 10.1590/S0101-60832011000200002 Inglês
A construção de um novo instrumento para avaliar correlatos implícitos dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo: primeira versão do Teste de Associação Implícita 2010 10.1590/S0101-60832010000500001 Inglês
Revista: Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Análise qualitativa da concepção de professores sobre informática na educação 2011 Português
Revista: Revista de Psiquiatria Clínica (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Seleção de estímulos visuais para o Teste de Associação Implícita para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TAI-TOC) 2011 10.1590/S0101-60832011000300004 Português
Revista: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O Conceito do Insight em Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo 2010 10.1590/S1516-44462010000100015 Português
Revista: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Um Estudo com Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental sobre suas Habilidades Sociais e Inteligência Geral 2009 Português
A Influência de Estados Emocionais Positivos e Negativos no Processamento Cognitivo 2005 Português
Revista: Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa
Título Anoordem crescente Idioma
A Psicologia Divulgada nos Meios de Comunicação 2008 Português
Revista: Revista Uniandrade
Título Anoordem crescente Idioma
A Psicologia Divulgada Através de Periódicos Científicos Indexados e de Revistas de Grande Circulação do Brasil: um estudo preliminar. 2008 Português
Revista: Psic (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação do Teste de Associação Implícita numa Amostra de Estudantes de Psicologia 2008 Português
Revista: Psicologia em pesquisa (UFJF)
Título Anoordem crescente Idioma
Estados Emocionais e Processamento Cognitivos: sistemas dependentes? 2007 Português
Revista: Revista Electrónica Internacional de la Unión Latinoamericana de Entidades de Psicologia
Título Anoordem crescente Idioma
A Psicologia Divulgada Através de Periódicos Científicos Indexados e Através de Revistas de Grande Circulação do Brasil: um estudo preliminar 2006 Português